3º Simpósio Regional de Gestão Ambiental foi tema da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 16/05/2017 10h30, última modificação 16/05/2017 10h30
No dia 15 de maio de 2017, sob a Presidência do vereador Edivan Baron, foi realizada a sessão plenária semanal. O Secretário Municipal do Meio Ambiente Diego Maciel e o Professor Robson da UERGS utilizaram o espaço da Tribuna Popular para divulgar o 3º Simpósio Regional de Gestão Ambiental. Saiba mais...

O suplente de vereador Paulo Sattler assumiu no lugar da vereadora Dorilda Sartori, que pediu licença para tratar assuntos de interesse particular, pelo período de cinco dias.

A vaga pertence à coligação PMDB/PDT/PP/PPS.

Organizado pela UERGS, Prefeitura Municipal de Três Passos, Diretório Acadêmico (DATP) e curso de Gestão Ambiental, o evento faz parte da 20ª Semana Municipal do Meio Ambiente.

A terceira edição do evento tem como tema “O resíduo que você joga no chão não fala, mas ele diz muito sobre você, tenha consciência”.  Concomitantemente às palestras vão ocorrer a 2ª Mostra Fotográfica Ambiental, 1º Concurso Fotográfico da Biodiversidade Ambiental Regional e 1ª Mostra de Trabalhos.

Estão abertas, até o dia 17 de maio, as inscrições para o 3º Simpósio Regional de Gestão Ambiental, que acontece nos dias 06, 07 e 08 de junho, no Centro de Convivência Irmã Dulce do Parque Municipal de Exposições, em Três Passos.

As inscrições custam R$ 5,00, e podem ser feitas no site do evento )

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira, 06 de Junho

13h30min – 13h55min - Abertura do Evento

14h – 17h - “Conformidades, procedimentos e desafios frente o licenciamento ambiental no âmbito local e estadual”, Elenir Dahmer Linauer -  Coordenadora do Balcão de Licenciamento Ambiental.

NOITE

19h30min – 21h30min - “Licenciamento Ambiental como ferramenta de Gestão Ambiental”, Pedro Carvalho de Mendonça - Analista Ambiental – Geólogo Fepam Santa Rosa – RS.

Quarta-feira, 07 de Junho

NOITE

19h30min às 21h30min – “ Biogás: Potencialidade de geração de energia limpa”, Eng. Mecânico Adalberto Lovato – Prof. Faculdade Horizontina – FAHOR.

Quinta-feira, 08 de Junho

NOITE

19h30min às 20h30min -  “Recuperação de nascentes e serviços ambientais” Gilson Becker Sec. Municipal de Obras de Vera Cruz – RS.

21h às 22h - Palestra – “Sistema de Gestão de Resíduos Municipal”, Eng. Agrônomo – Ricardo Moacir Konzen – Coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz – RS.

*Concomitante as palestras ocorrerão os seguintes eventos:

19h30min às 21h30min - Mostra Fotográfica Ambiental

19h30min às 21h30min - Concurso Fotográfico da Biodiversidade Ambiental Regional

19h30min às 21h30min - Mostra de Trabalhos – Posters (pesquisa, extensão).

Diego Maciel destacou ainda que no dia 05 de junho na praça Reneu Geraldino Mertz haverá doação de 2.000 mudas de árvores nativas; já no dia 08 de junho, também na praça Reneu Geraldino Mertz, durante o dia todo, haverá recolhimento de resíduos eletrônicos.

Deu entrada na Câmara de Vereadores e foi lido na sessão o projeto de lei que prorroga até o ano de 2021 o Programa de Produtividade dos fiscais tributários da Prefeitura Municipal, o qual objetiva aumentar a arrecadação e, especialmente, melhorar os pontos no Programa de Integração Tributária do Governo do Estado.

Este projeto será baixado para as Comissões Permanentes, para ser analisado pelos vereadores, e poderá votado na próxima sessão.

Confira aqui o projeto na íntegra

Os vereadores Maria Helena, Nader Umar, Alci Finatto, Edivan Baron, Vinicius de Araújo, Rosani do Nascimento, Ido Rhoden, Flavio Habitzreiter, Arlei Tomazoni, Willian Tocha e Paulo Sattler fizeram uso do espaço do Grande Expediente. Ouça aqui

Foram solicitados os seguintes pedidos de providências e de informação à Administração Municipal:

- elaboração e envie projeto de lei à Câmara de Vereadores, alterando o Estatuto dos servidores públicos municipais, no tocante à concessão ao servidor de se ausentar do trabalho pela metade do seu turno igual ou superior a 36 horas, para acompanhar o filho com necessidades especiais;

- instalação de quebra-molas na Rua Mário Totta, próximo ao Hospital de Caridade, e  na Rua Elemar Fensterseifer, Bairro Glória;

- instalação de uma faixa elevada na Rua Gaspar Silveira Martins, em frente à Escola Estadual Érico Veríssimo;

- encascalhamento do acesso à propriedade do Sr. Jair Tomazoni, na Linha 93;

- patrolamento da estrada da Esquina Santo Antonio;

- desentupimento do bueiro localizado próximo ao “Laranjeiras”, na Barra do Feijão Miúdo;

- instalação de uma quadra de areia com alguns brinquedos no Bairro Webers, próximo à academia ao ar livre, instalada recentemente na Rua Randolfo Romazoni.

- relação da receita de arrecadação do aluguel das quadras e dos espaços de publicidade do Ginásio Municipal Aloysio Scheuermann, do ano de 2016;

- relação dos Conselhos Municipais e seus respectivos Presidente.

Audiência Pública das metas fiscais: a Câmara de Vereadores convida a comunidade três-passense para a audiência pública referente à avaliação do cumprimento das metas fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, do período de janeiro a abril/2017, com a presença da Secretária Municipal de Finanças.

Participe você também desta audiência pública e acompanhe os riscos capazes de afetar as contas públicas, a receita e o nível de endividamento do Município.

Será nesta quinta-feira, 18 de maio, às 18h.