Abertura do Workshop “Projeto Capacitar 2019”

por camaratp — publicado 03/05/2019 15h31, última modificação 03/05/2019 15h31
O presidente da Câmara Municipal de Três Passos, Vinicius Araujo , participou na quinta-feira, dia 2 de maio, da abertura do Workshop “Projeto Capacitar 2019”, promovido pelo Setor de Meio Ambiente da FEICAP 2019 em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado do RS .

O presidente da Câmara Municipal de Três Passos, Vinicius Araujo , participou na quinta-feira, dia 2 de maio, da abertura do Workshop “Projeto Capacitar 2019”, promovido pelo Setor de Meio Ambiente da FEICAP 2019 em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado do RS .

O projeto Capacitar tem como ação principal de Defesa Civil a prevenção. O objetivo é preparar os agentes municipais para realizarem ações antes, durante e depois das adversidades meteorológicas. Na ocasião, os técnicos da Defesa Civil estadual estão apresentando o novo plano de contingência, explicando como aplicar recurso extraordinário em situação de emergência e detalhando a atuação da Defesa Civil do RS no município de Brumadinho (MG).

O tenente-coronel Rodrigo Dutra, subchefe da Defesa Civil do RS, destacou uma nova plataforma que está sendo desenvolvida com o objetivo de padronizar, qualificar e agilizar as informações que são repassadas pelas coordenadorias municipais de defesa civil ao sistema de monitoramento e controle. Segundo ele, hoje muitas informações ainda são repassadas de forma manual, sendo que a nova plataforma, que utiliza ferramenta digital, estará proporcionando maior celeridade às ações que devem ser desencadeadas pela Defesa Civil. “Cada vez mais, quando ocorrem eventos adversos, é necessário dar uma pronta resposta à população, e a burocracia de papeis e prestação de contas precisa de um mecanismo mais facilitado”, destacou.

As atividades foram preparadas pela coordenação regional da Defesa Civil, sediada em Frederico Westphalen, e tendo como coordenador o Major Aguiar.

Participaram também do evento, o prefeito, José Carlos Amaral, o presidente da FEICAP 2019, Alisson Müller, o presidente da, o comandante do 7º BPM, major Diego Munari, e o coordenador da Defesa Civil de Três Passos e secretário municipal de Meio Ambiente e de Indústria e Comércio, Diego Maciel, compuseram a mesa oficial, ao lado do tenente-coronel Dutra.

Como pauta da reunião foram trabalhadas as seguintes temáticas:

✔️ Palestra: Novo Plano de Contingência – com o tenente-coronel Freitas e o major Mattei
✔️Palestra: Como aplicar Recurso Extraordinário em Situação de Emergência – com representante do Tribunal de Contas RS, auditor Gerson Luis Batistella
✔️Palestra: Atuação da Defesa Civil do RS no município de Brumadinho (MG) – com o subchefe de Defesa Civil do RS, tenente-coronel Rodrigo Dutra