AÇÕES E PROGRAMAS DA POLÍCIA CIVIL FORAM TEMAS DA TRIBUNA POPULAR

por camaratp — publicado 25/04/2018 10h05, última modificação 25/04/2018 10h11
No dia 23 de abril foi realizada a sessão ordinária semanal sob a presidência do vereador Ido Rhoden. As ações e programas da Polícia Civil foram temas da Tribuna Popular. Confira

No dia  23 de abril foi realizada  a sessão ordinária semanal sob a presidência do vereador Ido Rhoden.

TRIBUNA POPULAR:

No espaço da Tribuna Popular  tivemos a presença dos Delegados da Polícia Civil Marion Volino e Cristiane de Moura e Silva Braucks que falaram sobre as ações e programas da Polícia Civil.

Inicialmente a Delegada Cristiane apresentou estatísticas de crimes cometidos na região de atuação, tais como violência contra mulher, furtos, homicídios, estupros, estelionato, tráfico de drogas.
O Delegado Marion destacou que o crime que mais ocorre na nossa região é o crime de furto e que normalmente acontece por descuido da vítima. Diante disso, alertou sobre a necessidade de se preservar a patrimônio tomando cuidados como evitar deixar estacionado o carro em locais isolados, especialmente a noite, observar se tem pessoas estranhas rondando a casa, ou que pedem favores tais como “copo de água”. 
A prioridade da polícia é a solução de crimes mais graves, tais como os homicídios e o tráfico de drogas, para tanto a polícia precisa da ajuda de toda a comunidade, por meio de informações sobre qualquer situação suspeita acerca dos crimes e, no caso, do tráfico de drogas também evitando alimentar o comércio ilegal por meio da receptação de produtos roubados, desconfiando quando os preços de mercadorias são oferecidas muito abaixo do valor de mercado. 
Outro crime que vem acontecendo bastante na região é o do estelionato por meio do golpe do bilhete premiado, do parente que viaja e “estraga” o carro, do boleto falso na internet e venda de carros falsos ou clonados na internet. 
Os Delegados alertam a comunidade para sempre desligar telefone e ligar diretamente para o parente. No caso do boleto falso, em que oferecem uma super oferta na internet, verificar antes se se trata de site oficial, não pagar imediatamente pois os boletos normalmente oferecem 10 dias de prazo, ligar diretamente na loja ou no 0800 da loja para confirmar pedido. 
Desconfiar se o carro tem preço muito abaixo do mercado, fazer vistoria do veículo, verificar junto aos órgãos de transito, ou junto as polícias a autenticidade dos documentos, ligar para o proprietário antigo, são um dos cuidados para evitar armadilhas na venda de carros falsos ou clonados na internet. 
Solicitaram apoio dos Vereadores para verificar junto ao Executivo sobre a viabilidade de se implementar o vídeo monitoramento na cidade, pois essa é uma das melhores ferramentas na prevenção de crimes e na investigação e elucidação de crimes ocorridos. 

Programa “papo de responsa”
Programa aderido da polícia do Rio de Janeiro
Polícia Civil vai nas escolas para conversar com os alunos, professores e até mesmo pais sobre assuntos que a escola entender mais pertinente a sua realidade, tais como drogas, abuso sexual de crianças e adolescentes, crimes, etc...
O Programa é uma forma de a policia trabalhar na prevenção de crimes e colaborar com a educação de jovens e crianças visando um futuro melhor a todos. 

Outro programa importante é o programa mediar em que a própria policial civil realiza audiência para tentar solucionar o conflito entre vítima e acusado em crimes condicionados, sendo que as partes podem fazer um acordo, dispensando o ingresso de ação judicial. Por fim, falaram que diante da falta de efetivo, as polícias fazem muito para solucionar todos os conflitos e até mesmo prevenir os mesmos, sendo necessário a confiança nas policias, especialmente por meio de denúncias, garantindo a estes o anonimato, para que a polícia possa dar uma resposta rápida e eficiente, vez que a segurança pública é uma responsabilidade de todos. 
Os telefones de contato são 0800517495 e 197. Também pessoalmente junto à Delegacia Regional de Polícia, no horário de expediente.

PROJETOS

Deram entrada na Câmara e foram lidos os PROJETO DE LEI 27/18 – Dispõe sobre regularização fundiária de 68 terrenos localizados no Bairro Frei Olímpio e 28/18 - Dispõe sobre a retirada do direito à percepção das cestas básicas dos estagiários e conselheiros tutelares.

O PROJETO DE LEI Nº 20/18 - revoga as leis que autorizaram o Município a firmar convênio com entidades e organizações da sociedade civil  foi votado e aprovado por unanimidade.

Os vereadores Maria Helena, Arlei, Dorilda, Edivan, Ido, Nader e Vinicius usaram o espaço dos discursos das Explicações Pessoais . 

 

A próxima sessão acontecerá na quarta-feira, 2 de maio, em função do ponto facultativo e feriado do dia do trabalho (1º de maio).