Audiência Pública - LDO

por camaratp — publicado 25/08/2017 10h40, última modificação 25/08/2017 10h40
Na última quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h30min foi realizada a audiência pública para discussão do projeto de lei referente à lei de diretrizes orçamentárias - LDO para o exercício financeiro de 2018, na qual foi possível acompanhar a explicação da Secretária Municipal de Finanças Mara Both e do Secretário Municipal de Planejamento José Carlos Bourscheid, sobre as metas e objetivos do planejamento orçamentário para 2018, da Administração Pública Municipal.

Na última quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h30min foi realizada a audiência pública para discussão do projeto de lei referente à lei de diretrizes orçamentárias - LDO para o exercício financeiro de 2018, na qual foi possível acompanhar a explicação da Secretária Municipal de Finanças Mara Both e do Secretário Municipal de Planejamento José Carlos Bourscheid, sobre as metas e objetivos do planejamento orçamentário para 2018, da Administração Pública Municipal.

Dentre as informações repassados pelos Secretários, destaca-se que a projeção das receitas e despesas para o ano de 2018 é de

R$ 83.307.791,83.

A LDO contém as metas e objetivos e faz a conexão entre o Plano Plurianual – PPA, planejamento da Administração Municipal para os próximos quatro anos, e a Lei Orçamentária Anual – LOA, que será apresentada em outubro e conterá a discriminação detalhada das receitas e despesas.

O PPA, a LDO e a LOA têm em comum a descrição dos PROGRAMAS, que podem ser de gestão (manutenção da Administração Pública Municipal) e Temáticos (obras a serem executadas e serviços a serem prestados ao cidadão), e são a base do ORÇAMENTO do Município, sem o qual não é possível arrecadar as receitas nem gastar ou investir os recursos públicos, tanto próprios (arrecadação de tributos municipais) como vinculados (repasses governamentais da União e do Estado).