Audiência Pública sobre o estacionamento em nossa cidade

por camaratp — publicado 15/05/2017 09h53, última modificação 15/05/2017 09h53
Na noite de ontem, dia 11 de maio, foi realizada a Audiência Pública, no auditório do centro empresarial, referente ao estacionamento no centro de Três Passos. Saiba mais...

 

Na noite de ontem, dia 11 de maio, foi realizada a Audiência Pública, no auditório do centro empresarial, referente ao estacionamento no centro de Três Passos.
Esta Audiência Pública surgiu do anseio da comunidade, que acionou o Legislativo diante da dificuldade de encontrar vagas de estacionamento. 
O presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Baron fez a abertura da audiência a qual foi conduzida pelo Presidente da comissão de orçamento e finanças e infraestrutura urbana e rural, vereador Arlei Tomazoni. 
Compuseram também a mesa de trabalho o excelentíssimo senhor Prefeito Municipal , José Carlos Amaral, o Vice-Prefeito, Jorge Dickel, Presidente da Cacis, Alison Muller, Presidente do Sindilojas, Jaime Orlando Dressler, Presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Fabio Beal, Comandante do Batalhão de Policiamento, Tenente Mauro Luis de Faveri, Secretaria Municipal de Administração Cristiane Sell Muller.
O presidente da casa, destacou que esta audiência é apenas o início dos debates em busca de soluções para o problema apresentado, sendo que a finalidade maior é ouvir a comunidade. 
Dando sequência, o vereador Arlei abordou que o objetivo específico dessa audiência será reunir informações, apresentar e receber propostas e sugestões que possam assegurar o uso racional das vias públicas, com impactos na segurança do trânsito, no conforto dos cidadãos e no funcionamento do comércio e dos serviços. 
Como convidado especial, o senhor Paulo Alves, especialista em trânsito, ex-diretor do departamento de trânsito de Santa Rosa, explanou sobre mobilidade urbana e estacionamento rotativo, sendo este apresentado como uma das alternativas para a solução do problema.
Paulo também destacou a importância da educação como meio de conscientização do cidadão para solucionar as dificuldades apresentadas no trânsito.
As demais autoridades compostas na mesa também fizeram o uso da palavra e em seguida foi aberto o espaço para o que o público presente pudesse se manifestar.
Com a participação de todos, é mais fácil encontrar um caminho que, se não agrada a todos, pelo menos valoriza o diálogo social. Assim, os envolvidos tiveram a possibilidade de participação no debate e na construção de alternativas para solucionar o problema. 
Portanto, cada cidadão três-passense teve a oportunidade de contribuir com alternativas para a melhoria do trânsito da nossa cidade efetivando o seu direito à participação popular em nosso Estado Democrático de Direito e influenciando, consequentemente, no processo decisório do Poder Público, já que os responsáveis pela execução dos programas nesse sentido estiveram presentes na audiência e ouviram as sugestões da comunidade. 
Sem dúvida, esse diálogo democrático, promovido entre o Poder Público e a sociedade, torna mais fácil a solução do problema social apresentado, ou seja, a falta de estacionamento da nossa cidade.