Câmara participa da oficina de Pré-Diagnóstico do ZEE- RS

por camaratp — publicado 05/04/2017 10h15, última modificação 05/04/2017 10h15
Na tarde do dia 04 de abril, na sede da Unijui, Campus Três Passos, foi realizada a Oficina de Pré-Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Turvo, Santo Cristo e Santa Rosa. Como membro do Comitê, a Câmara de Três Passos esteve presente no evento, sendo representada pelo presidente,vereador Edivan Baron , e os vereadores Marli Franke e Tocha Willian Matheus.

Na tarde do dia 04 de abril, na sede da Unijui, Campus Três Passos, foi realizada a Oficina de Pré-Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Turvo, Santo Cristo e Santa Rosa.

Como membro do Comitê, a Câmara de Três Passos esteve presente no evento, sendo representada pelo presidente,vereador Edivan Baron , e os vereadores Marli Franke e Tocha Willian Matheus.

A atividade, reuniu mais de 100 pessoas, autoridades e representantes dos municípios da região, membros do comitê, professores universitários, alunos da UERGS, dentre outros.

Adilson Stefens, presidente do Comitê saudou as autoridades presentes bem como as instituições representadas destacando que este plano nos dará diretrizes para fortalecer ou restringir algum potencial de uso, dos recursos naturais e desenvolvimento das regiões.

Os técnicos do consórcio Luciano Hermans e Juliana Christmann explanaram sobre o projeto ZEE e apresentaram seu desenvolvimento, metodologia e as diversas etapas que o constituem.

O Zoneamento Ecológico-Econômico é uma ferramenta de gestão econômica e ambiental, onde o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades, potencialidades e exigências ambientais de cada local ou região contribuindo na definição de políticas públicas que possam proporcionar desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Com o Zoneamento, o Estado terá um instrumento de organização territorial que servirá de subsídios para a tomada de decisão de agentes públicos e privados. O projeto assegurará a manutenção do capital e dos ecossistemas para a analisar os meios natural e biótico, as questões socioeconômicas e fará uma organização jurídica institucional.

Toda a sociedade gaúcha será beneficiada, de maneira ampla e democrática, compartilhando ações e responsabilidades. O processo de participação da sociedade na construção do ZEE poderá ser melhor compreendido a partir destas oficinas participativas que acontecem regionalmente.

O ZEE busca ser a maior compilação de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul. Um grande banco de dados. Com ele, pretende-se compor um dos maiores acervos validados de dados ambientais do estado, com informações bióticas, físicas, socioeconômicas e institucionais, compiladas e padronizadas em um banco de dados, que será apresentado sob um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com interface e linguagem de fácil acesso, inclusive, para não-especialistas.

A partir de então, será possível originar cartas de vulnerabilidade natural das áreas prioritárias para conservação, preservação, recuperação e de potencialidade socioeconômica, com o objetivo de viabilizar o crescimento econômico e também a proteção dos recursos naturais, em favor das presentes e futuras gerações, bem como o reconhecimento de valor intrínseco à biodiversidade e seus componentes.

O consórcio contratado para auxiliar a construção do zoneamento é formado pelas empresas Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, Gitec Brasil Consultoria Socio-ambiental e Codex Remote Ciência Espaciais e Imagens Digitais.

No final da explanação foi disponibilizado um espaço para questionamentos quando diversas dúvidas foram esclarecidas e sugestões foram contabilizadas e que servirão de insumo para o desenvolvimento das próximas etapas do projeto.
Saiba mais sobre acessando aqui:http://zee.rs.gov.br/