Câmara adere a paralisação dos Municípios no dia 25.
As 21 prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) irão paralisar suas atividades no próximo dia 25 de setembro. A Amuceleiro aderiu ao movimento organizado pela Famurs, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a qual conclama a todos para a Mobilização do Movimento do Bolo Tributário e da Crise Financeira dos Municípios.
No dia 25, a região adotará as seguintes medidas:
- Nas prefeituras o expediente será interno, sem atendimento ao público;
- Saúde funcionará somente urgência e emergência;
- Educação não terá aula, nem transporte escolar, inclusive creches não funcionarão;
- Os prefeitos ficaram organizados em microrregiões para dar coletiva de imprensa, sexta-feira de manhã, expondo a realidade da crise financeira de cada município.
- Mobilização dos servidores e comunidade em geral, com máquinas estacionadas em um ponto central de cada município e distribuição de folders.
O Movimento objetiva chamar a atenção de todos os gaúchos e da nação brasileira, para a Situação de Crise Financeira, uma das mais graves da história, que vem assolando os municípios.
A pauta da mobilização será:
- Crise financeira dos Municípios;
- Melhor divisão dos tributos arrecadados, que hoje 57% fica para União, 25 % para os Estado e apenas 18 % fica nos municípios;
- Regularização nos repasses atrasados para a Saúde e Transporte Escolar;
- Fechamento de Contas das Prefeituras
Os prefeitos da Amuceleiro pedem compreensão à comunidade regional e apoio nesse momento difícil. A crise chegou para todos e juntos, precisamos buscar a superação.