Câmara de Vereadores de Três Passos está representada em Comissão Regional Pró-ERS 305 lançada nesta terça-feira

por camaratp — publicado 22/05/2019 10h55, última modificação 22/05/2019 13h40
Vereadores do município de Três Passos estiveram acompanhando, na tarde de terça-feira (21), em Crissiumal, o lançamento da comissão regional que estará articulando esforços para a busca do asfaltamento de uma das rodovias mais importantes para o desenvolvimento regional: a ERS 305. O presidente do legislativo, Vinicius Araujo, esteve acompanhado dos vereadores Edivan Baron, Flavio Habitzreuter e Ido Rhoden. Já o vereador Arlei Tomazoni coordenou o encontro, pois além de vereador em Três Passos, preside a Acamrece (Associação das Câmaras de Vereadores da Região Celeiro).

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Crissiumal e a comitiva três-passense esteve composta ainda pelo vice-prefeito, Jorge Dickel, e pelos secretários municipais de Obras, Gilmar Cardoso, e de Transportes, Cezar dos Santos.

A ERS 305 liga os municípios de Três Passos, Crissiumal, Horizontina, Tuparendi e Tucunduva. Além destes municípios, representantes de outras cidades, como Tiradentes do Sul, Humaitá, Santo Cristo e Santa Rosa também estiveram acompanhando os trabalhos. A reunião foi articulada pela Acamrece, em conjunto com Câmaras de Vereadores, prefeituras e associações comerciais dos municípios envolvidos.

As obras de asfaltamento da estrada iniciaram em 1989, porém, parte do trajeto entre Crissiumal e Horizontina, além dos 25 quilômetros entre Crissiumal e Três Passos, nunca foram asfaltados.

A rodovia é considerada de grande importância estratégica na ligação entre a região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul com o oeste de Santa Catarina, reduzindo distância, custos e possibilitando um novo desenvolvimento para os municípios envolvidos.

Entre as prioridades da comissão formada está a negociação para ingressar no pacote de concessões proposto pelo atual governo; articulação partidária com aliados do governo estadual; possibilidade dos municípios assumir a manutenção de alguns trechos da rodovia; criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa em prol da ERS 305; atualizar o custo da obra; e buscar um encontro imediato com representantes do DAER.

Integrantes da Comissão Regional:

Tuparendi: Nerci de Souza (presidente da Câmara de Vereadores), Leonel Petry (prefeito) e Pedro Unfer (presidente da Associação Comercial).
Tucunduva: Valmir Arcaro (presidente da Câmara de Vereadores), Fabricio Gasola (vice-prefeito) e Dejalma Turra (representante da ACI).
Horizontina: Valmor Alfredo Dreher (vice-presidente da Câmara de Vereadores), Jones Cunha (vice-prefeito) e Ana Lucia dos Santos (representante da ACIAP).
Crissiumal: Renato Saling (presidente da Câmara de Vereadores), Maria Elisia Schmitt Tormes (vereadora), Cesar Colombelli e Jaime Rex (comerciantes), Roberto Bergmann (prefeito), Jardel Pagani (presidente da ACI) e Marcos Zimermann (presidente do STR).
Três Passos: Cezar Santos (representante da Prefeitura Municipal), Vinicius Araujo (presidente da Câmara de Vereadores), Alisson Müller (presidente da CACIS) e Antonio Afonso Granich (presidente do Sindilojas Celeiro).
Tiradentes do Sul: Erno Ellwanger e Anselmo Jose Feller (representantes da Prefeitura Municipal).
Federasul: Rubi Artus.

A comissão ainda será formada por representantes dos Coredes Celeiro e Fronteira Noroeste, Amuceleiro, Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Acamrece e Regional Sindical da Fetag.