Câmara de Vereadores esteve representada na abertura das atividades do projeto Cidade Cinematográfica Ano 3

por camaratp — publicado 28/03/2019 14h48, última modificação 28/03/2019 14h48
A Câmara de Vereadores de Três Passos esteve representada no início das atividades do Projeto Cidade Cinematográfica Ano 3, na última segunda-feira (25), no auditório da 21ª CRE.

 

A Câmara de Vereadores de Três Passos esteve representada no início das atividades do Projeto Cidade Cinematográfica Ano 3, na última segunda-feira (25), no auditório da 21ª CRE.

O presidente do legislativo, Vinicius Araujo, acompanhou a fala inicial da presidente do Pró-Arte, Elvídia Zamin, e do produtor cultural, Henrique Lahude, que precederam o início da oficina de formação audiovisual, que trabalhou durante esta semana com professores da rede pública de ensino. No mês de abril as atividades serão desenvolvidas com estudantes, também da rede pública, e, após isso, o passo seguinte será a oficina mãos à obra, onde serão produzidos dois curtas-metragens.

“O Cidade Cinematográfica está conseguindo criar uma identidade cultural com a comunidade três-passense, aproximando as pessoas cada vez mais do cinema e de todos os aspectos que o cercam, possibilitando que essa prática esteja vinculada com a educação e sendo uma iniciativa que qualifica de maneira muito positiva e fundamental o Festival de Cinema de Três Passos, que acontece em novembro”, ressalta Vinicius Araujo.

Os trabalhos desta semana da oficina de formação audiovisual foram ministrados por Teresa Assis Brasil, através da metodologia “Inventar com a diferença”. Teresa atua profissionalmente nas áreas de produção, assistência de direção, continuidade e educação audiovisual. Desde 2013, é parceira do programa de alfabetização audiovisual de Porto Alegre, produzindo e prestando assistência a oficinas. No atelier de artes Lola-Ufus, ministrou entre 2014 e 2016, oficinas de cinema e animação. Foi, entre os anos de 2017 e 2018, bolsista do projeto Inventar com a diferença – cinema e direitos humanos. Desde 2017, também integra a comissão de seleção dos longas-metragens internacionais do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil.

A exemplo de 2016, quando o projeto Cidade Cinematográfica foi realizado pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Cultura está financiando a proposta, através do FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Em 2017/2018, no segundo ano da proposta, as atividades do projeto foram realizadas a partir de recursos da própria comunidade e do Movimento Pró-Arte, possibilitando que a iniciativa tivesse prosseguimento.

Além das oficinas, o Cidade Cinematográfica também retoma o Cineclube, que consiste na exibição de 24 filmes de forma gratuita para a comunidade, no Cine Globo. Ao final das sessões acontece debate entre os presentes, a respeito das impressões sobre a obra.

Nesta quarta-feira à noite (27), aconteceu a sessão especial de lançamento do Cineclube, às 20 horas. O filme  exibido foi “Rasga Coração”, lançado em 2018 e dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado, um dos principais cineastas do país e integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho, o filme retrata a vida de Maguari Pistolão, que após quarenta anos de militância anônima, principalmente contra a ditadura militar instalada no Brasil, vê o filho Luca acusa-lo de ser conservador e anacrônico. Às voltas ainda com o orçamento apertado da casa e uma incômoda artrite, ele se vê repetindo as atitudes de seu próprio pai. Na relação com o filho, o filme concentra a história de um país partido.

A realização do Cidade Cinematográfica Ano 3, mais uma vez está a cargo do produtor audiovisual, Henrique Lahude, do Movimento Pró-Arte e do Coletivo do Festival de Cinema de Três Passos, com apoio do Cine Globo Cinemas, Prefeitura de Três Passos/SMEC e 21ª CRE. Toda a programação do projeto é gratuita.

Programação do Cineclube (sessões gratuitas, no Cine Globo):

Dia 27/03
Noite – 20h – Sessão de Lançamento:
Filme: Rasga Coração – Direção: Jorge Furtado

Ano de lançamento: 2018
Elenco: Marco Ricca, Chay Suede, Drica Moraes, George Sauma, João Pedro Zappa
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse:
Na adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), Manguari Pistolão, após quarenta anos de militância anônima, vê o filho Luca acusá-lo de ser conservador e anacrônico. Às voltas ainda com o orçamento apertado e uma incômoda artrite, ele se vê repetindo as atitudes do próprio pai. Na relação com o filho, o filme concentra a história de um país partido.
———————————————————————————————————-

Dia 03/04
Manhã – 8h30min – Sessão Escolas
Filme: Jonas e o circo sem lona – Direção: Paula Gomes

Ano de lançamento: 2015
Elenco: Jonas Laborda, Ian Laborda, Ana Paula Araújo, Gutinho Silva, Mateus Lima
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: livre

Sinopse
Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

Noite – 20h
Filme: Roma – Direção: Alfonso Cuarón

Ano de lançamento: 2018
Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy García, Verónica García, Jorge Antonio Guerrero
País de produção: México
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse
Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher, que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
———————————————————————————————————-

Dia 10/04
Noite – 20h
Filme: Casinha Pequenina / Mazzaropi – Direção: Glauco Mirko Laurelli

Ano de lançamento: 1963
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Luís Gustavo
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: livre

Sinopse
Chico tenta proteger os escravos maltratados por seu patrão, Coronel Pedro. Para isso, conta com a ajuda do filho mais velho do escravocrata, defensor de um tratamento mais humano para os trabalhadores.
———————————————————————————————————-

Dia 17/04
Noite – 20h
Filme: Onde os fracos não tem vez – Direção: Ethan e Joel Coen

Ano de lançamento: 2007
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald
País de produção: Estados Unidos
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse
Enquanto caçava, Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva o dinheiro encontrado com ele. O caçador se transforma em caça quando o impiedoso assassino Chigurh encontra seus rastros.
———————————————————————————————————-

Dia 24/04
Manhã – 8h30min – Sessão Escolas
Filme: Antes que o mundo acabe – Direção: Ana Luíza Azevedo

Ano de lançamento: 2010
Elenco: Pedro Tergolina, Bianca Menti, Murilo Grossi, Janaína Kremer Motta, Caroline Guedes
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse
Daniel é um adolescente que vive os constantes conflitos de sua idade. Ele precisa lidar com o seu pai, que nunca conheceu, e as lições de vida que ele pode passar apesar da distância.

Noite – 20h
Filme: O filme da minha vida – Direção: Selton Mello

Ano de lançamento: 2017
Elenco: Selton Mello, Johnny Massaro, Bia Arantes, Vincent Cassel, Martha Nowill
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse:
O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e vê-se em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.