por camaratp — publicado 07/05/2019 10h53, última modificação 07/05/2019 10h53
Foi realizada ontem (6), a sessão ordinária semanal da Câmara sob a presidência do vereador Vinicius Araújo.Cavalgada foi tema da Tribuna Popular e a denominação da rua Willy Bencke foi aprovada.

O projeto de lei legislativa que Declara de Utilidade Pública Municipal o Movimento Pró-Arte de Três Passos foi lido. O objetivo desta declaração é que a entidade possa encaminhar projetos e obter recursos públicos por meio de convênios.

TRIBUNA POPULAR

Cezar Heck e Manino Silva estivam representando o CTG Tropeiros da Tradição no espaço da Tribuna para falarem da 15ª Cavalgada dos Beatos Manoel e Adílio que acontecerá de 1 a 18 de maio de Três Passos à Nonoai.

Um dos objetivos da cavalgada é divulgar e tornar conhecida a vida dos Mártires do RS Padre Manoel e Coroinha Adílio, que foram beatificados no dia 21 de outubro de 2017.

A história dos beatos está escrita no livro Servos de Deus escrito pelo Monsenhor Arlindo Rubert “in memoria”

A cavalgada passa pelas 7ª, 19ª, 20ª e 28ª Regiões Tradicionalistas, passando pelos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Nonoai, Planalto, Palmitinho, Rio dos Indios, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Três Passos, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

Segundo Cezar Heck a cavalgada tem cunho religioso e tradicionalista, tanto que os participantes devem estarem pilchados para o evento.

A saída da Cavalgada será no dia 11 de maio de Três Passos com chegada no dia 18 em Nonoai.

PROJETOS EM PAUTA PARA VOTAÇÃO

Foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos de lei:

PROJETO DE LEI Nº 28/19 – Autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal para máquinas e equipamentos rodoviários, junto à Caixa Econômica Federal, no Programa FINISA, até o limite de R$ 1.500.000,00, para a compra de duas motoniveladoras (patrolas), com prazo de 60 meses e carência de 15 meses incluída.

Este projeto recebeu mensagem retificativa, em função da orientação técnica desta Casa, no sentido de alterar a sua redação conforme a técnica legislativa e também alterar o artigo que trata da garantia ofertada pelo Município à agência bancária.

PROJETO DE LEI Nº 29/19
– Autoriza o Poder Executivo a proceder na alienação onerosa de bens móveis inservíveis, obsoletos e antieconômicos, por meio de licitação (leilão).

No Anexo I do projeto consta a relação dos bens: duas motoniveladoras (patrolas), um caminhão caçamba, um veículo Kombi, uma betoneira, canos diversos para irrigação e carcaças de pneus inservíveis.

Também foi aprovado o  projeto de lei legislativa nº 7/19, que denomina a Rua Professor Willy Bencke. Estiveram presentes na sessão o neto Vanderlei Bencke juntamente com sua esposa Noeli, e o bisneto Bernardo Bencke, os quais receberam das mãos do vereador Edivan Baron uma cópia da proposição denominando a rua.

Foi encaminhado uma indicação sugerindo ao Senhor Prefeito Municipal o envio à Câmara de um projeto de lei alterando o Código Tributário Municipal, referente ao calçamento comunitário, reduzindo de 80% para 60% a proporção de adesão dos moradores.

Quer saber mais sobre os projetos de lei, sobre a cavalgada, sobre os discursos dos vereadores? Acesse nosso site e confira: www.trespassos.rs.leg.br