ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBERÁ O NOME DE "PROFESSORA MARLENE LEONHARDT"

por Câmara publicado 18/11/2021 16h50, última modificação 18/11/2021 17h37
Durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada no dia 16 de Novembro, os vereadores da Câmara Municipal de Três Passos aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Legislativa nº 17/2021, de autoria do vereador Diego Maciel, que denomina o educandário a ser edificado no Bairro Santa Inês como "Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marlene Leonhardt".

Marlene Leonhardt era natural de Três Passos, nasceu em 17 de dezembro de 1965, viveu sua infância no interior do município na localidade de Lajeado Cascatinha. Em meados de 1989 ingressou na Universidade Federal de Pelotas-UFPEL onde cursou Filosofia, concluindo seu curso em 1994.

Entre os anos de 1995 e 1996 residiu em Porto Alegre, onde trabalhou em projetos no movimento

Sindical dos Trabalhadores Rurais, ligados a FETAG, posteriormente retornou a sua cidade natal onde iniciou suas atividades como educadora/professora na Escola Estadual Érico Veríssimo.

Sempre envolvida com as atividades escolares, foi professora de filosofia, professora no curso de magistério, trabalhava os fundamentos da pedagogia e sociologia, foi supervisora de estágio, além disso, foi sócia-fundadora e vice-presidente fundadora da mantenedora da Escola Espírito Santo e professora do magistério de férias na Fundep.

Foi professora na Escola Reinaldo Sass na cidade de Francisco Beltrão no Paraná e no colégio de Campo Paulo Freire. Lecionou na Escola Estadual Olabo Bilac em Esperança do Sul e no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo em Três Passos até a data do seu óbito. Além de uma professora exemplar, sempre esteve envolvida em projetos sociais como casa de passagem e lar de idosos.

Em 2019 realizou um dos seus grandes sonhos e graduou-se pela Unip- Universidade Paulista, Polo de Três Passos no curso de Serviço Social, confeccionando sua carteira de Assistente Social que infelizmente não pôde utilizá-la em virtude da pandemia da Covid-19.

A história da Professora Marlene Leonardt serve como um grande legado e exemplo a ser seguido por todos que acreditam ser possível construirmos um mundo melhor pra ser vivido.

Sua trajetória foi marcada pela sabedoria de uma mulher guerreira e sonhadora, firme em suas convicções, solidária, com coração generoso e sempre comprometida com tudo aquilo que se envolvia. Reconhecida como uma grande educadora, muito querida por alunos, pais, colegas professores e todas as pessoas que tiveram o privilégio e a oportunidade de conhecer e conviver com ela, tendo sempre um grande destaque como estudante, educadora, mas principalmente como ser humano.

Estiveram prestigiando a homenagem durante a sessão, o irmão Ademar Leonhardt, a irmã Marli Noemi Leonhardt, as sobrinhas Alesandra Leonhatdt, Ana Clara Tiemann, Camila Milena Tiemann, o cunhado Rudi Gilberto Tiemann, amiga Ielda Marquesin Lacerda e Alci Finatto que é Diretor do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo.