FETRELI FOI TEMA DA TRIBUNA POPULAR

por camaratp — publicado 03/05/2018 10h25, última modificação 03/05/2018 15h08
Foi realizada ontem, dia 2 de maio, quarta-feira, a sessão ordinária semanal da Câmara de Municipal de Três Passos, tendo em vista que segunda-feira era ponto facultativo. A sessão foi presidida pelo vereador Ido Rhoden. No espaço da Tribuna Popular o Diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber, falou sobre a 46ª Fetreli.

A vereadora Marli Franke requereu licença de interesse particular, por 30 dias, sem remuneração, assumindo o seu lugar o suplente Alci Finatto.
O vererador Willian Heineck (Tocha) reassumiu a titularidade de vereador, após licença para tratar de assuntos de interesse particular sem remuneração.

No espaço da Tribuna Popular o Diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber, falou sobre a  46ª Fetreli.

Nelson declarou que o Colégio Ipiranga ao longo de sua história de 86 anos orgulha Três Passos pela tradição e competência e que  sempre teve como objetivo disseminar a cultura da leitura em seus alunos e na comunidade em geral.

Destacou que é através da Educação e da leitura é possível perceber o contexto que nos cerca. A leitura de um bom livro ajuda a desalienar mentes adormecidas, engrandece a alma , cultiva e irradia a cultura de bons hábitos.

Disse que o foco principal não é vender livros e sim enaltecer a cultura da leitura. Além dos livros o evento conta com dança, teatro, oficinas.

Lembrou que a Fetreli é a Feira mais antiga do interior do Estado, que vem enaltecendo a cultura na região e conta com o apoio de diversos patrocinados e também colaboradores, dente eles a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Três Passos. A Feira ocorre de 5 a 12 de maio nas dependências do Colégio Ipiranga e é aberta ao público em geral.

Também lembrou que em 1993 surgiu o projeto “Leia Menino”, sendo uma ação entre amigos no qual os alunos vendem cartelas e o valor arrecadado fica para o estudando adquirir livros na feira.

No final convidou todos os vereadores e comunidade em geral para participarem da Feira.

O espaço do Grande e do Pequeno Expediente foram suprimidos.

O projeto de lei 27/18 que dispõe sobre a doação de lotes urbanos para regularização fundiária de interesse social do núcleo urbano localizado no Bairro Frei Olímpio, foi votado e aprovado por unanimidade.

Pedido de Providência encaminhados ao Executivo:

- a instalação de um bebedouro no Posto de Saúde do Bairro Sulserra;

- a construção de um abrigo para os estudantes que residem no conjunto habitacional do Programa Emancipar, Bairro Sulserra, para esperarem o ônibus;

- a realização de reperfilamento da Rua José Luiz Rhoden, no trecho da descida do Bairro Frei Olímpio;

- a realização de uma operação tapa-buracos na Rua Zeferino Brasil, Bairro Frei Olímpio;

- o conserto do meio-fio da Rua José Luiz Rhoden, Bairro Frei Olímpio;

- a instalação de uma praça para as crianças no conjunto habitacional do Programa Emancipar, Bairro Sulserra.