FOGOS DE ARTIFÍCIO REQUEREM CUIDADOS
Uma tradição admirada por muitas pessoas em todo o mundo na virada do ano, é o uso de fogos de artifícios, no entanto, essa prática requer cuidados para evitar acidentes como queimaduras, e também requer cuidados especias principalmente na época de estiagem.
Os fogos de artifício são bonitos para os olhos, mas um perigo para a vegetação que encontra-se tão seca, tendo em vista essa situação, alertamos para que a população tenha conscientização na hora de soltar fogos de artifícios, podendo as fagulhas dos mesmos caírem na vegetação que encontra-se seca, o que pode ocasionar risco de incêndio.
Com o tempo seco, ventos combinados com a vegetação seca, o risco fica ainda maior, sendo os fogos um perigo para o meio ambiente e também para a comunidade, sem contar que o combate ao incêndio é bastante dificultoso ao Corpo de Bombeiros Militar.
Os fogos de artifícios ainda prejudicam os animais que saem desnorteados com o barulho porque tem audição bem mais apurada que os seres humanos, pessoas doentes, autistas e os bebês também são afetados, então, pense antes de soltar fogos de artifícios.
Cuidados no uso:
- A aquisição dos fogos deve ser feita em comércio certificado pelo Corpo de Bombeiros.
- Sempre utilizar em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica.
- Os rojões devem ser usados com um suporte e não segurados diretamente na mão.
- Os fogos não devem ser utilizados por crianças.
- Se a pessoa vai ingerir bebida alcoólica, não deve fazer uso de fogos de artifício.
Em caso de acidentes:
- As queimaduras leves devem ser lavadas com água fria e cobertas por um pano limpo, até chegar a um atendimento médico.
- No caso de sangramentos, a mão deve ser elevada para cima, evitando também fazer garrote.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/