INAUGURAÇÃO DA EMEI PROFESSORA MARLENE LEONHARDT

por Câmara publicado 15/02/2023 11h15, última modificação 15/02/2023 11h15

Nesta terça-feira (14), o Presidente do Legislativo de Três Passos, vereador Diego Maciel, esteve prestigiando a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marlene Leonhardt. Estiveram presentes ainda no ato inaugural os vereadores Ingomar Sandtner, Luis da Silva e Nader Umar, os pais e irmãos da homenageada, a Diretora da escola Andreia Cristina Pedroso Carlin, Poder Executivo Municipal, representante da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Três Passos Sr.José Orlando Schafer, representante da UERGS Unidade de Três Passos Sr.Mastrângelo Lanzanova, Diretor Alci Finatto do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, pais dos alunos e moradores.

A denominação da "Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marlene Leonhardt", se deu através do Projeto de Lei Legislativa nº 17/2021, de autoria do vereador Diego Maciel. Projeto este, aprovado por unanimidade dos vereadores no dia 16 de Novembro de 2021. Posteriormente, o Prefeito Municipal enviou a Câmara de Vereadores, o veto ao projeto (Veto 5/21), o qual foi derrubado por maioria absoluta dos vereadores em Sessão Extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2021, com isso, o Prefeito Municipal teve o prazo de 48 horas para promulgar a lei. Esgotado este prazo, sem manifestação do Chefe do Executivo, o Presidente do Legislativo na época, vereador Paulinho Sattler, promulgou a Lei Municipal nº 5.694, de 23 de dezembro de 2021.

A escola fica localizada na Avenida Perimetral nº 1480, no Bairro Santa Inês. Possui uma edificação de 736,57m², e possui: sala para jardim, berçário I, berçário II, solário coberto, saguão fechado, almoxarifado, banheiros, sala de atividades, refeitório, cozinha, vestiário, secretaria, despensa, área de serviço e hall de entrada, infraestrutura essa, com capacidade para atender entre 80 a 100 alunos na fase pré-escolar.

👩🏻‍🏫Conheça quem foi a Professora Marlene Leonhardt!

Marlene Leonhardt era natural de Três Passos, nasceu em 17 de dezembro de 1965, viveu sua infância no interior do município na localidade de Lajeado Cascatinha. Em meados de 1989 ingressou na Universidade Federal de Pelotas-UFPEL onde cursou Filosofia, concluindo seu curso em 1994.

Entre os anos de 1995 e 1996 residiu em Porto Alegre, onde trabalhou em projetos no movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais, ligados a FETAG, posteriormente retornou a sua cidade natal onde iniciou suas atividades como educadora/professora na Escola Estadual Érico Veríssimo.

Sempre envolvida com as atividades escolares, foi professora de filosofia, professora no curso de magistério, trabalhava os fundamentos da pedagogia e sociologia, foi supervisora de estágio, além disso, foi sócia-fundadora e vice-presidente fundadora da mantenedora da Escola Espírito Santo e professora do magistério de férias na Fundep.

Foi professora na Escola Reinaldo Sass na cidade de Francisco Beltrão no Paraná e no colégio de Campo Paulo Freire. Lecionou na Escola Estadual Olavo Bilac em Esperança do Sul e no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo em Três Passos até a data do seu óbito. Além de uma professora exemplar, sempre esteve envolvida em projetos sociais como casa de passagem e lar de idosos.

Em 2019 realizou um dos seus grandes sonhos e graduou-se pela Unip- Universidade Paulista, Polo de Três Passos no curso de Serviço Social, confeccionando sua carteira de Assistente Social que infelizmente não pôde utilizá-la em virtude da pandemia da Covid-19.

A história da Professora Marlene Leonardt serve como um grande legado e exemplo a ser seguido por todos que acreditam ser possível construir um mundo melhor pra ser vivido.

Sua trajetória foi marcada pela sabedoria de uma mulher guerreira e sonhadora, firme em suas convicções, solidária, com coração generoso e sempre comprometida com tudo aquilo que se envolvia. Reconhecida como uma grande educadora, muito querida por alunos, pais, colegas professores e todas as pessoas que tiveram o privilégio e a oportunidade de conhecer e conviver com ela, tendo sempre um grande destaque como estudante, educadora, mas principalmente como ser humano.