PROGRAMA ESPORTE LAZER E CIDADANIA FOI TEMA DA TRIBUNA POPULAR

por Cristiane — publicado 19/11/2019 11h15, última modificação 19/11/2019 11h23
Na sessão ordinária realizada ontem, 18 de novembro, sob a presidência do vereador Vinicius Araujo, tivemos a presença do professor de educação física, Fabiano da Costa, no espaço da Tribuna Popular, para falar sobre o Programa Esporte Lazer e Cidadania, que é um projeto de iniciação esportiva em várias manifestações esportivas. O programa abrange seis projetos, confira...

Na sessão ordinária realizada ontem, 18 de novembro, sob a presidência do vereador Vinicius Araujo,  tivemos a presença do professor de educação física,  Fabiano da Costa, no espaço da Tribuna Popular,  para falar sobre o Programa Esporte Lazer e Cidadania, que é um projeto de iniciação esportiva em várias manifestações esportivas.

O programa abrange seis projetos:

PROJETO DIA DE LAZER E ANIMAÇÃO: que é realizado em três datas durante o ano para que o público participe de atividades diversas

PROJETO NOITE ESPORTIVA:  todos os membros que fazem parte do programa, pais e comunidade em geral terão a oportunidade de estarem interagindo.

PROJETO VIDA ATIVA: com o objetivo de oferecer atividades físicas regulares para públicos dirigidos em especial população expostas a doenças crônico degenerativas (diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão).

PROJETO RITMO E MOVIMENTO: consiste em um projeto de promoção da saúde (física e mental), através do ensino da dança, com o objetivo de representar o município e o Programa Esporte, Lazer e Cidadania em programações, municipais e em concursos e festivais regionais.

PROJETO FUTURO TORCEDOR: com o objetivo de educar os alunos da rede pública de ensino, bem como todos os alunos/atletas que frequentam as atividades do Programa Esporte, Lazer e Cidadania sobre que conduta que se deve ter em uma praça esportiva.

PROJETO EDUCANDO FORMANDO E REVELANDO: crianças e jovens com idade entre 07 e 16 anos de idade, com interesse na prática esportiva dirigida (programa de iniciação esportiva nas modalidades do Projeto Formando, Educando, Revelando).

Modalidades esportivas abrangida:

Futebol ambos os gêneros (11 á 15 anos);

Futsal Masculino ( 07 á 17 anos);

Futsal Feminino (10 á 16 anos);

Voleibol Masculino (10 á 16 anos);

Voleibol Feminino (10 á 16 anos);

Handebol Masculino ( 08 á16 anos);

Handebol Feminino  (08 á 16 anos);

Basquetebol Masculino (10 á 16 anos);

Basquetebol Feminino (10 á 16 anos);

Manifestações Culturais e Lutas (08 a16 anos);

ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS: Ginástica Acrobática; Parede de Escalada; Slackline; Rapel; Circuito de Arvorismo indoor.

SAÚDE FINANCEIRA DO PROJETO:

MENSALIDADES: Cada aluno/atleta pagará um valor mensal que será definido com base no número vezes da semana em que estará usufruindo dos espaços do projeto com desconto de 15% caso tenha mais de um membro familiar inscritos no projeto.

PATROCINADORES: No caso dos patrocinadores eles são parceiros do projeto pois (Amigos do Esporte) contribuirão mensalmente para a manutenção do Projeto.

DOAÇÕES: As doações poderão ser feitas por pessoas físicas, empresas que não queiram participar da parceria mensal apenas fazendo doações esporádicas, e entidades constituídas do município e região (as doações não necessariamente terão que ser feitas em dinheiro podem ser doados calçados alimentos roupas que serão destinadas as crianças que participam do projeto e não tem condições de comprá-los).          

EXPECTATIVA DE ALCANCE DO PROGRAMA EM 2020:

3 modalidades esportivas;

350 crianças e adolescentes atingidos;

geração de 8 empregos diretos;

incremento nas vendas do comércio local e demais empregos indiretos;

reconhecimento do projeto como referência no esporte a nível regional, colocando três passos em evidência.

A partir de 2021 o Programa PELC irá incorporar uma nova modalidade a cada ano e a expectativa é que em 2025 o Programa esteja funcionando em sua plenitude conforme concepção original.

 Você pode acessar a apresentação completa AQUI

 

PROJETOS DE LEI QUE FORAM LIDOS NA SESSÃO:

PROJETO DE LEI 95/19 que dispõe sobre a gratificação de difícil acesso aos servidores públicos municipais. A gratificação terá o valor proporcional à quilometragem percorrida, considerando-se a quantia correspondente a 0,18 URM por km rodado, ou seja, R$ 0,85, que será paga aos servidores que auam junto às escolas municipais e postos de saúde, com distância mínima de 4,5km da sede da Prefeitura.

👉https://sapl.trespassos.rs.leg.br/materia/1191

PROJETO DE LEI Nº 96/19 que revoga o art. 3º da Lei Municipal nº 5.476, de 2019, a qual dispõe sobre o novo perímetro do nosso município.
O art. 3º previa que “para fins de edificação é considerado perímetro urbano, e sujeito às normas e exigências das Leis Municipais mencionadas no art. 2º, o espaço compreendido até um quilômetro do atual perímetro urbano”.
A revogação se dá em função de que inúmeras propriedades rurais já constituídas e outras em possibilidade de expansão ficam seriamente prejudicadas, se incluídas no perímetro urbano, especialmente com relação ao licenciamento ambiental.
A questão da expansão urbana está sendo debatida por um grupo de trabalho que trata da revisão do Plano Diretor, cuja pauta prevê a realização de audiências públicas neste mês de novembro ainda.
👉https://sapl.trespassos.rs.leg.br/materia/1192

 

O suplente Alfredo Nunes Cavalheiro - o Alfredinho, assumiu a cadeira de vereador, pertencente a coligação PTB/PSD, pelo período de 14 a 20 de novembro, no lugar do vereador Ido Rhoden.

 

INDICAÇÕES, SUGERINDO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL A ADOÇÃO DAS SEGUINTES MEDIDAS:

remodelação do chafariz da Praça Reneu Geraldino Mertz, mais especificamente na iluminação com lâmpadas de Led e colocação do sistema de jato de água, bem como a pintura e instalação de lâmpadas de Led no espaço de concha acústica;

revitalização da Praça Curt Gottwald, localizada próximo à Escola Estadual Águia de Haia, com a colocação de novos bancos, melhorias na iluminação, renovação do paisagismo; instalação de equipamentos de academia ao ar livre,  de um ponto de internet wi-fi e de uma pracinha com brinquedos;

instalação de uma academia de ginástica ao ar livre ao lado do campo de futebol do Loteamento Santa Inês.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

Solicitando ao Prefeito Municipal a realização de uma operação tapa-buracos, com preenchimento usando massa asfáltica, na Rua Presidente Rodrigues Alves, Bairro Érico Veríssimo, a qual dá acesso à Creche Elso Servernini.

Também foram encaminhados ofícios ao Governador do Estado, Deputados Estaduais, Senadores e Deputados Federais eleitos pelo povo gaúcho, manifestando o apoio desta Casa Legislativa à Emater/Ascar, diante da constituição de um grupo de trabalho pelo Governo do Estado, que visa a analisar a situação jurídica da entidade, em função de que a manutenção e o fortalecimento da mesma são fundamentais para a sociedade gaúcha, para o estado do RS e para o nosso município.