REALIZADA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

por Câmara publicado 25/02/2025 11h20, última modificação 25/02/2025 14h26
Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, ocorreu a 4ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Alto Uruguai 92.5FM

➡️Tribuna livre: 

No espaço da Tribuna Livre estiveram presentes os representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo, a Presidente Franciele Werlang Puhl, o Vice-Presidente Adilson João Steffen e a Secretária Executiva Cristiane Maria Loebens. 

Inicialmente a Secretária Executiva começou apresentando e explicando as leis que dão base jurídica para o Comitê, quais sejam: Lei das águas 10.350/94 e a 9.433/97, além da Constituição Estadual e Federal. Em seguida exibiu um mapa da bacia hidrográfica para evidenciar a área de abrangência. 

Relatou sobre a grande melhora que teve desde 2004, mostrou o mapa do diagnóstico da Bacia Hidrográfica - fase A do plano de bacia, onde na época os nossos rios estavam muito poluídos (em virtude de na época ter muitas suinoculturas instaladas, sem a esterqueiras, ou seja, tratamento correto dos dejetos). Já em 2012 a situação mudou, apresentou um avanço, resultado do trabalho em conjunto da BRF, Sadia, Seara... 

Posteriormente o Vice-presidente Adilson explicou qual as atribuições do Comitê de Bacias Hidrográficas, e a sua importância principalmente nos setores de agricultura, suinocultura e bovinocultura, onde é função do comitê planejar as ações necessárias para atenuar ou evitar as situações de secas, por exemplo. 

Foram abordados diversos temas de grande relevância, considerando a importância fundamental da água e o papel essencial do Comitê de Bacias Hidrográficas na sua gestão e preservação.

Usaram o espaço para questionamento os seguintes vereadores: Flávio Habitzreiter, Diego Maciel, Paulo Sattler, Sandro Radaelli, João Boll, Ingomar Sandtner, Luis da Silva de Claudemir Senker. 

▪️No espaço do EXPEDIENTE da sessão, foram lidas e discutidas previamente as seguintes proposições:

🔹Projeto de Lei Complementar nº 2 de 2025, Altera o Artigo 38 da Lei Complementar nº 60/2020, que estabelece o Plano Diretor do Município de Três Passos. A alteração refere-se aos requisitos a serem atendidos pelas Áreas Industriais designadas como Distritos Industriais de Três Passos.

 Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Paulo Sattler. 

🔹Projeto de Lei Complementar nº 3 de 2025, Altera o Artigo 14 da Lei Complementar nº 61/2020, que dispõe sobre o plano de uso e ocupação do solo urbano de Três Passos. A alteração refere-se aos requisitos a serem atendidos pelas Áreas Industriais designadas como Distritos Industriais de Três Passos.

Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Paulo Sattler. 

🔹Projeto de Lei Ordinária nº 23 de 2025, Autoriza o Poder Executivo a proceder na contratação emergencial de um Médico, com carga horária semanal de quarenta horas e remuneração de R$ 18.304,79, pelo prazo de um ano, renovável por igual período.

Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Rosana Scherer.

🔹Projeto de Lei Ordinária nº 24 de 2025, Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de um Oficineiro de Artes Marciais, com carga horária semanal de dez horas e remuneração de R$ 1.100,00, pelo período de seis meses, renovável por igual período, para atuar junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Sandro Radaelli e COF Rosana Scherer.

🔹Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2025, Autoriza a contratação emergencial de um Visitador, com carga horária semanal de quarenta horas e vencimento de R$ 1.978,65, pelo prazo de um ano, renovável por igual período, para atuar junto ao Programa Primeira Infância Melhor – PIM.

Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Paulo Sattler. 

🔹Projeto de Lei Ordinária nº 26 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento. A alteração refere-se à criação dos cargos de Diretor de Transporte Escolar e Assessor de Agricultura e Pecuária, com padrões salariais CC-4 e CC-5, respectivamente.

Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Rosana Scherer.

➡️Lidos os seguintes pedidos dos vereadores:

🔹Indicação nº 10 de 2025, Solicita a criação de projeto de lei para viabilizar o fornecimento de carga de terra para construções no município, por meio da terceirização de horas-máquina, com estudo técnico para determinar a quantidade necessária. Autor: Paulo Sattler

🔹Indicação nº 11 de 2025, Solicita a aquisição de novas lixeiras para serem colocadas em áreas públicas de grande circulação. Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

🔹Pedido de Providências nº 31 de 2025, Sugere a contratação de novos pedreiros para compor o quadro de servidores do parque de máquinas devido a alta demanda. Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

🔹Pedido de Providências nº 32 de 2025, Sugere a contratação de novos operadores de máquinas para compor o quadro de servidores do parque de máquinas devido a alta demanda. Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

🔹Pedido de Providências nº 33 de 2025, Solicita ao DAER a instalação de sinalização na rodovia RSC-472, mais especificamente no trevo de acesso às cidades de Esperança do Sul e Tenente Portela, localizado na localidade de Feijão Miúdo, nesta cidade de Três Passos. Autor: Claudemir Senker, com o apoio dos vereadores das Bancadas do MDB, PP e PSDB, e da vereadora do PL.

▪️O espaço das COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES (discursos) foi utilizado pelos seguintes vereadores: João Boll, Sandro Radaelli e Diego Maciel.