REALIZADA A 27ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024

por Câmara publicado 27/08/2024 09h18, última modificação 27/08/2024 09h18
Foi realizada nesta segunda-feira, 26 de agosto, a 27ª Sessão Ordinária de 2024, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo.

Informamos que no período de 06 de julho a 06 de outubro de 2024, ficará suspensa a veiculação ao vivo das Sessões Plenárias, tanto em programas de rádio, como nas redes sociais e site institucional da Câmara Municipal de Três Passos, em observação às restrições impostas pela Lei Eleitoral (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), por decisão da mesa diretora, com o intuído de evitar favorecimentos que possam comprometer a igualdade de disputa e oportunidade entre as candidaturas, buscando promover a normalidade, a lisura e a legitimidade do pleito eleitoral, conforme previsto na Resolução de Mesa nº 34 de 2024.

Contudo, o processo legislativo, a publicação de pautas, resumo de votações e atas das Sessões Plenárias, reuniões de Comissões Permanentes e Temporárias e audiências públicas continuarão disponíveis ao público no sítio eletrônico oficial da Câmara Municipal de Três Passos (https://www.trespassos.rs.leg.br/), em observância ao princípio da transparência e da publicidade dos atos legislativos, de forma a continuar permitindo a fiscalização por parte da sociedade.

*** RESUMO DA PROPOSIÇÃO LIDA NO EXPEDIENTE***

✅Emenda nº 12 de 2024-Emenda aditiva e supressiva ao projeto de lei ordinária nº 62 de 2024, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2025.

A emenda inclui os prazos de envio e de resposta a possíveis impedimentos de ordem técnica, com base na orientação técnica do IGAM.

*A ementa acompanha a proposição principal.

*** NA ORDEM DO DIA FORAM VOTADAS AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES***

✅Projeto de Lei Ordinária nº 59 de 2024-  Autoriza a abertura de crédito suplementar na Lei nº 6011, de 05 de dezembro de 2023 que estima a receita e fixa a despesa do Município de Três Passos para o exercício de 2024, no valor de R$ 729.736,4, para contabilização da execução de despesas relativas a transferências de Emendas Parlamentares Federais ao Município em 2023, e os rendimentos auferidos do mercado financeiro até 30/06/2024, cujo objeto será a Pavimentação com CBUQ na Rua José Coutinho, bem como a colocação de meio-fio novos, aquisição de sinalização vertical para ser utilizado ao longo da via, bem como a troca de tubulação de águas pluviais.

*APROVADO POR UNANIMIDADE

✅Projeto de Lei Ordinária nº 63 de 2024- Institui o Sistema Municipal de Cultura no Município de Três Passos/RS, acolhendo o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, bem como outros instrumentos de gestão cultural, a fim de instituir uma política pública, visando a expandir, aperfeiçoar e melhorar o acesso aos meios de cultura pela população.

*APROVADO POR UNANIMIDADE

***NA ORDEM DO DIA FOI DISCUTIDA PREVIAMENTE A SEGUINTE PROPOSIÇÃO***

✅Projeto de Lei Legislativa nº 11 de 2024- Denomina a Rua Sabino Archanjo Machado, a Rua nº 9595, localizada no Loteamento Universal, Bairro Pindorama.

***ADIAMENTO DA DISCUSSÃO***

✅Projeto de Lei Ordinária nº 61 de 2024- Autoriza o Poder Executivo a proceder na alienação onerosa dos bens móveis inservíveis, obsoletos ou antieconômicos, conforme relação anexa ao projeto.

A venda se faz necessária face o sucateamento de mobiliário, onde os bens ora postos à venda necessitariam, para uma razoável utilização, reforma de vultuosa monta, que se revela contrária ao interesse público.

Cabe salientar que os bens ora postos à venda serão substituídos por outros mais úteis no trabalho do dia a dia, sendo que o valor recebido através da realização do leilão serviria para o pagamento dos demais móveis/veículos a serem adquiridos.

*FOI SOLICITADO O ADIAMENTO DA DISCUSSÃO PELO PRAZO DE 15 DIAS, SENDO O PEDIDO APROVADO POR UNANIMIDADE.

** RESUMO DA PROPOSIÇÃO APRESENTADA PELOS PARLAMENTARES***

▶️ Pedido de Informação nº 42 de 2024, Solicita informações pertinentes as horas-máquina disponibilizadas pelo município nos últimos quatro anos.

*Esta matéria é uma publicação informativa. As informações aqui contidas são resumidas para uma melhor adequação do conteúdo ao site. Todas as matérias legislativas constantes da mesma poderão ser consultadas em sua integralidade no endereço:  https://trespassos.rs.leg.br/processo-legislativo/sessoes-plenarias ou poderá ser acessado o vídeo da sessão através da página do Facebook  (https://www.facebook.com/CamaradeVereadoresdeTresPassos).