REALIZADA A 42ª SESSÃO ORDINÁRIA
Foi realizada desta segunda-feira, 29 de Novembro, a 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Difusora.
*** NA ORDEM DO DIA FORAM VOTADAS AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES***
✅Projeto de Lei Complementar nº 8 de 2021 - Altera artigos da Lei Complementar nº 18/2011.
* APROVADO POR UNANIMIDADE
🗣 Os vereadores que utilizaram o espaço na discussão da matéria foram:Edivan Baron, Diego Maciel, Ingomar Sandtner e Jair Locatelli
* APROVADO POR UNANIMIDADE
Este projeto objetiva regulamentar a apresentação das emendas de bancada do orçamento impositivo.
Autores: Vereadores Paulo G. Sattler, Edivan N. Baron e Diego H. Maciel - Mesa Diretora
* APROVADO POR UNANIMIDADE
*** A SEGUINTE PROPOSIÇÃO TEVE A SUA VOTAÇÃO ADIADA***
Autor: Arlei Luis Tomazoni – Prefeito Municipal.
* O PROJETO TEVE A SUA VOTAÇÃO ADIADA, a pedido do Presidente Paulinho Sattler, que pediu vistas da proposição, com a concordância dos demais vereadores.
NA ORDEM DO DIA FORAM DISCUTIDAS PREVIAMENTE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:
✅Projeto de Lei Ordinária nº 83 de 2021, Altera a Lei Municipal nº 5002, de 21 de outubro de 2014.
🗣 O vereador que utilizou o espaço na discussão prévia do projeto foi: Jair Locatelli
*** RESUMO DAS PROPOSIÇÕES LIDAS NO EXPEDIENTE***
✅Projeto de Lei Ordinária nº 98 de 2021- Altera a Lei Municipal nº 3.544, de 08 de novembro de 2000.
DESIGNAÇÃO DOS RELATORES NAS COMISSÕES PERMANENTES:
CCR: Vereador Jair Locatelli
COF: Vereador Edivan Baron
✅Mensagens retificativas enviadas pelo Prefeito Municipal aos projetos de lei nºs 78, 79, 84, 91, 94, 95 e 96 de 2021, serão analisadas pelas Comissões Permanentes, juntamente com o texto original das proposições, para as quais já houve a designação dos respectivos relatores anteriormente.
*Alteração no projeto de lei nº 78, de 2021, que autoriza o Poder Executivo municipal a subsidiar os suinocultores com materiais para construção, ampliação, reforma e adequação de chiqueirões e revoga a Lei Municipal nº 4296, de 17 de novembro de 2009, é no sentido de suprimir o art. 6º que prevê a dotação orçamentária para suportar as despesas relativas ao projeto.Conforme orientação técnica, este texto pode constar na exposição de motivos da proposição.
*Alteração do PL nº 79, de 2021, que dispõe sobre subsídio aos avicultores de Três Passos na construção de aviários novos e revoga a lei municipal nº 4511, de 26 de abril de 2011, é no sentido de suprimir o § 5º do art. 2º e o art. 6º, que tratavam sobre o cascalhamento e abertura de vias de acesso às propriedades rurais com isenção total das horas máquinas destinadas ao serviço, bem como sobre a isenção das Taxas de Licenciamento Ambiental do empreendimento a construção de novos aviários e ampliações.
*Alteração do PL nº 84, de 2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na contratação temporária de um motorista, é no sentido de reduzir o prazo da contratação emergencial de um ano para 180 dias, renovável por igual período.
*Alteração do PL nº 91, de 2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na contratação temporária de um psicólogo, é no sentido de reduzir o prazo da contratação emergencial de um ano para 180 dias, renovável por igual período.
*Alteração do PL nº 94, de 2021, que autoriza a outorgar a terceiro, permissão de uso de espaço público para fixação de equipamentos de publicidade com relógio e/ou termômetro digital e/ou outros dispositivos utilitários no Município de Três Passos, é no sentido de alterar o texto do projeto para o termo “concessão de uso”, em vez de “permissão de uso”, conforme orientação técnica.
*Alteração dos projetos de lei nºs 95 e 96, de 2021, que dispõem sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de R$ 238.750,00, cada um, para contabilização das despesas com a construção das quadras poliesportivas cobertas nos Bairros Dona Vanda e Bairro Sulserra, é no sentido de fazer constar a cláusula de vigência bem como alterar o art. 2º para constar o termo “excesso de arrecadação”, conforme orientação técnica.
*** RESUMO DA INDICAÇÃO, PEDIDO DE INFORMAÇÃO E REQUERIMENTO APRESENTADOS PELOS PARLAMENTARES***
* APROVADO POR UNANIMIDADE
*** GRANDE EXPEDIENTE E EXPLICAÇÕES PESSOAIS***
Por se tratar da última sessão do mês, conforme previsto no Regimento Interno da Casa, não houve o espaço do Grande Expediente (discursos dos vereadores), em função de ter uma entidade convidada.
O espaço das Explicações Pessoais foi ocupado pelos vereadores: João Boll, Edivan Baron, Ingomar Sandtner e Maria Helena Krummenauer.
*** PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADE***
O espaço da Tribuna Popular foi ocupado pela UERGS- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade de Três Passos, através dos professores: Eduardo Lorensi de Souza, Robson Evaldo Gehlen Bohrer e Divanilde Guerra.
Os convidados explanaram sobre os cursos ofertados pela Universidade, quantidade de alunos, corpo docente, projetos de pesquisas e extensão, utilização de resíduos na agricultura, adubação orgânica e gestão ambiental dos dejetos dos suínos.
*Esta matéria é uma publicação informativa. As informações aqui contidas são resumidas para uma melhor adequação do conteúdo ao site. Todas as matérias legislativas constantes da mesma poderão ser consultadas em sua integralidade no endereço: https://trespassos.rs.leg.br/processo-legislativo/sessoes-plenarias ou poderá ser acessado o vídeo da sessão através da página do Facebook (https://www.facebook.com/CamaradeVereadoresdeTresPassos).