REALIZADA REUNIÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES EM 23/09/21
A Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social (CCR) e a Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural (COF) estiveram reunidas no plenário da Câmara Municipal de Três Passos, na tarde de ontem, 23 de Setembro, para analisar as seguintes proposições:
▶️ Este projeto ficará ainda em análise junto às Comissões Permanentes, visto que o Executivo enviará mensagem retificativa desmembrando a cessão de uso, que será objeto de novo projeto de lei, conforme orientação técnica.
O vereador Flávio Habitzreiter propôs emenda modificativa ao projeto no sentido de que a contrapartida de R$ 57.000,00 seja realizada pela Prefeitura Municipal e não pelo Hospital.
▶️ A orientação técnica é desfavorável à Emenda, pela sua inconstitucionalidade.
O Parecer da Comissão de Constituição e Redação é contrário à matéria (Emenda).
Para que a Emenda seja discutida e votada em Plenário, pelos vereadores, juntamente com o projeto de lei, primeiramente o Parecer da CCR precisa ser derrubado.
▶️ A orientação técnica do IGAM é pela viabilidade do projeto.
O relator da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural (COF) emitiu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros, portanto, o projeto está apto a ser discutido e votado em sessão plenária, pelos vereadores.
▶️ Esta matéria é de competência da Comissão de Orçamento e Finanças, que solicitou um relatório à Secretaria Municipal de Finanças, com relação aos valores dos créditos não-tributários e as pessoas que serão envolvidas.
Como a Secretaria está trabalhando com a migração de sistemas, não conseguiu ainda emitir o relatório.
A vereadora Marcia de Oliveira apresentou Emenda Aditiva ao projeto, no sentido de que sempre que houver a baixa de créditos a Prefeitura envie um relatório à Câmara e instaure um processo administrativo para apurar se não houve renúncia de receita; também que o beneficiário seja notificado.
Portanto, o projeto ficará ainda em análise.
▶️ A COF emitiu parecer favorável à mensagem retificativa.
Este projeto poderá ir à discussão prévia na próxima sessão, sendo que o prazo para o Legislativo devolver a proposição ao Executivo é até 15 de outubro.
✅Projeto de Lei Ordinária nº 69 de 2021- Altera artigos da Lei Complementar nº 18/2011. Autor: Arlei Luis Tomazoni – Prefeito. A alteração se faz necessário em função, especialmente, da recente Emenda Constitucional nº 103, 2019, que alterou o sistema de previdência social e estabeleceu regras de transição e disposições transitórias.
▶️ Esta proposição permanecerá em análise junto as comissões permanentes, tendo em vista que está sendo aguardada a reapresentação do projeto de lei referente à reestruturação do RPPS, em função das novas regras de aposentadoria por força da Emenda Constitucional nº 103/19.
▶️ A orientação técnica do IGAM é pela viabilidade da matéria.
O relator da Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social (CCR) emitiu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros. O relator da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural (COF) emitiu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros, portanto, o projeto e a mensagem retificativa estão aptas a serem discutidas e votadas em sessão plenária, pelos vereadores.
✅Projeto de Lei Ordinária nº 72 de 2021- Institui a doação de Kits de livros literários para os alunos da rede municipal de ensino municipal. O Kit de livros compreende seis livros de literatura adequados à faixa etária do estudante, de diversos autores, bem como sacola padronizada com o Logo do Projeto de leitura desenvolvido pela SMEC, com o título “Leiture-se”. Autor: Arlei Luis Tomazoni – Prefeito Municipal.
▶️ A orientação técnica do IGAM é pela viabilidade da matéria.
O relator da Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social (CCR) emitiu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros. O relator da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural (COF) emitiu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros, portanto, o projeto está apto a ser discutido e votado em sessão plenária, pelos vereadores.
▶️ Esta proposição permanecerá em análise junto a Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social (CCR) pois está aguardando a orientação técnica do IGAM.
▶️ A orientação técnica é desfavorável ao projeto, pela sua inconstitucionalidade.
O Parecer da Comissão de Constituição e Redação é contrário à matéria.
Para que o projeto seja discutido e votado em Plenário, pelos vereadores, primeiramente o Parecer da CCR precisa ser derrubado.
▶️ Esta proposição permanecerá em análise junto a Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social (CCR) pois está aguardando a orientação técnica do IGAM.