Romaria e aula inaugural da Uergs foram tema da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 26/04/2016 13h55, última modificação 26/04/2016 13h59
No dia 26 de abril de 2016, sob a Presidência do vereador Jorginho Dickel, foi realizada a sessão plenária semanal. Romaria Penitencial ao Santuário dos Beatos Mártires do Rio Grande de Sul e aula inaugural da UERGs foram tema da Tribuna Popular.

O Padre Helio Welter falou sobre a 23ª Romaria Penitencial ao Santuário dos Beatos Mártires do Rio Grande do Sul, Manuel e Adílio, que acontecerá no dia 22 de maio, na localidade de Feijão Miúdo.

Convidou a todos para participar do evento, mesmo que não tenham o mesmo credo religioso.

Ressaltou que 2016 é o ano da misericórdia, para se criar um diálogo de vida do espírito, com maior solidariedade, misericórdia e compreensão, portanto, não somente no aspecto material, mas sim também no aspecto espiritual.

Acrescentou que a romaria é um evento regional, englobando 56 municípios.

Os professores Robson Bohrer e Eduardo Vargas da UERGS unidade local fizeram o convite para a aula inaugural do curso de especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental, a realizar-se no dia 29 de abril, às 19h30min, nas dependências do Centro de Convivência Irmã Dulce, junto ao Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer.

Destacaram que a aula inaugural contará com a presença do Senhor José Alberto Wenzel, Presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, que palestrará sobre a Gestão Ambiental no nosso estado.

Acrescentaram que o curso de pós-graduação na área de gestão e sustentabilidade ambiental foi pensado dentro da demanda local, para o qual serão disponibilizadas 40 vagas, podendo circular dentro da nossa região em torno de R$ 500.000,00.

Ordem do Dia

Dois projetos de lei deram entrada na Câmara de Vereadores e foram lidos na sessão, os quais preveem a aprovação do Parecer Prévio do Tribunal de Contas, favorável às contas do Ex-Prefeito Municipal Cleri Camilotti, do ano de 2010; e o pagamento de abono de Décimo Quarto Salário aos Agentes Comunitários de Saúde, repasse recebido do Governo Estadual, através do Fundo Estadual de Saúde - Programa de Incentivo Adicional a Saúde da Família.

Foi votado e aprovado por unanimidade na sessão o projeto de lei que dispõe sobre a abertua de crédito especial no valor de R$ 18.000,01, para contabilizar financiamentos aos agricultores, conforme o FUNDO MUNICIPAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS ESTABELECIMENTOS RURAIS DE TRÊS PASSOS – FAPER.

O espaço dos discursos dos vereadores (Grande Expediente) foi suprimido, em função de ter sido a última sessão do mês, com a presença de entidades convidadas.

Ouça o discurso do pequeno expediente aqui.

Foram solicitadas à Administração Municipal as seguintes providências:

- patrolamento da estrada que liga as localidades de Linha Turvo e Lajeado Três Passos;
- instalação de uma rótula no entroncamento das Ruas Gaspar Silveira Martins, Carlos Gomes e Washington Luiz, próximo à Escola Estadual Érico Veríssimo.