Saúde do Homem foi tema da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 27/10/2015 10h40, última modificação 27/10/2015 11h01
No dia 26 de outubro de 2015, sob a Presidência do vereador Carlito Sommer, foi realizada a sessão plenária ordinária semanal. O médico Geolar Ávila, do PSF Padre Gonzales, usou o espaço da Tribuna Popular para falar sobre o tema “Saúde do Homem”, dentro do contexto do “Novembro Azul”. Saiba mais...

Tribuna Popular

Geolar destacou que hoje a causa que mais provoca a morte do homem é o acidente de trânsito decorrente de fatores como a velocidade e condições das vias, aliado ao alcoolismo e drogas.Além disso, o alcoolismo e o tabagismo causam as principais doenças no homem.

Comentou que os principais sintomas de doenças são diabetes, câncer de intestino grosso, osteoartrite, osteoporose, câncer de pele, câncer de próstata, problemas de visão e audição.

A saúde do homem está diretamente ligada à sua qualidade de vida; diante disso, a prevenção de muitas doenças ocorre com alimentação saudável e prática de exercícios.

O equilíbrio emocional também contribui para a prevenção de diversas enfermidades e, nesse contexto, o aspecto religioso assume grande importância.

Reforçou a importância de o homem consultar regularmente o médico e o dentista, e realizar os exames necessários para prevenir as doenças, especialmente para a prevenção do câncer de próstata.

Estudou sobre o colostro bovino, que pode ser usado como alimento, pois é rico em proteínas, bem como para a cura de feridas crônicas, por meio de aplicação de uma pomada, contudo, a liberação do produto está aguardando a aprovação e liberação do Ministério da Saúde.

Enfatizou que o esporte é o melhor remédio contra o envelhecimento precoce; que a leitura previne o mal de Alzheimer.

Confira a explanação do Dr. Geolar Ávila aqui.

Dois projetos de lei deram entrada na Câmara de Vereadores e foram lidos na sessão:

- Projeto de lei nº 112/15 – Autoriza o Poder Executivo a promover o Programa de estímulo à emissão de notas fiscais e a firmar convênio com a CACIS, visando auxiliar na edição da 14ª edição do Caminhão de Prêmios da CACIS.

- Projeto de lei legislativa nº 10/15 – Denomina a Rua Augusto Rüchert, que dá acesso ao Santuário dos Mártires, localizada no Loteamento Pró-Morar.

Confira os projetos na íntegra aqui

Discurso

O espaço do Grande do Expediente – discursos dos vereadores foi suprimido, em função de ter sido a última sessão do mês, com a presença de autoridade convidada.

Confira os pronunciamentos dos vereadores no Pequeno Expediente aqui

Foram solicitadas ao Senhor Prefeito Municipal a seguintes providências e informações:

- a instituição do projeto “Rua do Lazer”;

- a instalação da continuação da rede de iluminação pública na Rua Antônio Gonçalves de Oliveira, até o Loteamento Dona Vanda;

- informações sobre a licitação referente à compra de aparelhos de ar condicionado Split expostos na Secretaria Municipal de Saúde.

Avisos

A Câmara Municipal de Vereadores de Três Passos lembra a comunidade três-passense e regional que na próxima sexta-feira, 30 de outubro, será ponto facultativo, em função do dia do funcionário público, e, portanto, não haverá expediente na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.

A próxima sessão ordinária será na terça-feira, 3 de novembro, em função do feriado do dia de finados.