Sessão Ordinária do dia 10 de fevereiro

por camaratp — publicado 11/02/2016 10h05, última modificação 11/02/2016 10h51
No dia 10 de fevereiro de 2016, sob a Presidência do vereador Paulinho Zügel, foi realizada a sessão plenária ordinária semanal. O Vice-Presidente da Câmara, vereador Paulinho Zügel, assumiu interinamente a Presidência do Legislativo, já que o vereador Jorginho Dickel, Presidente do Legislativo, assumiu a chefia do Executivo Municipal, em função de que o Prefeito José Carlos Amaral está de férias. Saiba mais...

Com a licença do vereador Jorginho Dickel das suas atividades na Câmara, assume no seu lugar o suplente José Orlando Schäfer.

A enfermeira da Prefeitura Municipal, Maria Adelaide Hertz, usou o espaço da Tribuna Popular para falar sobre a campanha da Administração Municipal em relação ao combate do mosquito Aedes aegypti.

As Ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo intensificadas tendo em vista o aumento dos números de focos positivos. A operação verão, com medidas de intensificação ocorrerão até o final de maio, conforme orientação do Ministerio da Saúde.

No ano passado foram encontrados mais de 700 focos positivos e um caso da doença positivo importado do município de Santo Ângelo, sendo que o paciente foi tratado no nosso município. E neste ano, foi tratado no município um caso da doença importado do Mato Grosso.

Adelaide afirmou que até o momento foi possível a realização de contenção da doença, tendo em vista que os casos confirmados foram importados de outros municípios, devidamente tratados e não se alastraram.

Contudo, destacou a importância da realização da prevenção nos focos do mosquito para evitar o elevado investimento financeiro que é despendido para o tratamento da doença, depois que o paciente é infectado.

Adelaide convidou toda a comunidade, em nome da Administração Municipal,  para participar do evento Dia D, no Próximo sábado, dia 13 de fevereiro, às 8h30min, na Praça Reneu Geraldinho Mertz, oportunidade em que comparecerão diversas entidades para somar esforços e melhorar ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da infecção causada pelo Zika Vírus, da dengue e da febre chikungunya.

O evento contará com a sala de monitoramento, em que a comunidade poderá realizar denúncias pelo telefone 3522 0400 ou pessoalmente.

A enfermeira realizou um chamamento para a comunidade receber bem o agente de saúde e de combate a endemias, uma vez que 92,4% das coletas positivas ocorrem dentro das casas. Diante disso, referiu que a tomada de medidas preventivas e impeditivas é a melhor atitude para combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue, sendo que para prevenir a chegada da doença são importantes alguns cuidados, tais como:

Vire o prato dos vasos de flor

Mantenha limpa e seca o compartimento do degelo atrás da geladeira

Recolha periodicamente o Lixo

Verifique se não há acúmulo de água nas calhas do telhado

Mantenha a limpeza da piscina

Quem possui banheiro que não é frequentemente utilizado, é importante manter a limpeza do ralo e vaso sanitário

Por fim, Adelaide informou que o Fumacê deve representar a última carta na manga, pois a utilização do mesmo mata outros animais que são de controle natural, contudo, a Administração Municipal possui cronograma ainda para o mês de fevereiro, em que o fumacê será utilizado principalmente nas bocas de lobos de locais mais críticos da cidade.

O projeto de lei nº 3/16, que visa à extinção do Fundo Municipal de Manutenção e Reequipamento do Parque de Máquinas, instituído pela Lei 3.685 de 08 de maio de 2002, em razão da pouca movimentação financeira existente, além da insuficiência de recursos para atingir o objetivo proposto pelo fundo, foi aprovado na sessão.

Confira os projetos que estão em trâmite nesta Casa Legislativa

Os vereadores Cezar Santos, José Orlando Schäfer, Carlito Sommer, Paulinho Zügel, Jair Locatelli, Ido Rhoden e Edivan Baron  usaram o espaço dos discursos no Grande Expediente.

Confira aqui o discurso dos vereadores

Foram solicitadas à Administração Municipal as seguintes providências e informações:

- instalação de área de lazer no bairro Glória;

- colocação de tubos de concreto em Lajeado Três Passos;

- limpeza de terreno APP do município, localizado na Rua Pedro de Alcântara;

- quantos aviários e chiqueirões existiam nos anos de 1997 a 2004 e quantos foram construídos nos anos de 2009 a 2016.