Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageado: Selito Antônio Schmitt
Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito
Homenageado: Selito Antônio Schmitt
Foi realizada no dia 11 de Maio de 2022, a 1ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades Trespassenses, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.
O senhor Selito Antônio Schmitt foi homenageado pelo vereador Edivan Baron.
Selito Antônio Schmitt, nasceu aos 12 de junho de 1950 na localidade de Vista Alegre, distrito de Bela Vista, Três Passos, filho de Waldemar Francisco Schmitt e Lídia Lorscheider Schmitt. É o quarto filho de uma família de 13 irmãos.
Aos 12 anos de idade foi estudar no Seminário dos Franciscanos, em Taquari, onde cursou o antigo ginásio (ensino médio). Em 1969 serviu ao Exército Brasileiro em Santiago e permaneceu naquele município trabalhando no comércio local. Em 1972 retornou a Três Passos e, no ano, seguinte começou a trabalhar profissionalmente em rádio e jornal, sendo que em 2023 completará 50 anos de atividades jornalísticas.
Iniciou na Rádio Difusora e Jornal O Celeiro e logo foi convidado pelo diretor Adelar Breitembach a abrir uma sucursal/escritório da empresa em Santo Augusto. Em 1980 desligou-se da Difusora/Celeiro e adquiriu o Jornal Atualidades, com sede naquela cidade. Foi lá também que, em 1974, casou com Rosa Martins, com a qual constituiu uma família de 3 filhas e atualmente mais 3 netos. Em 1989 transferiu a sede do Jornal Atualidades para Três Passos, permanecendo como diretor proprietário até 2015, ano em que se aposentou.
O jornal Atualidades, depois disso, acabou sendo incorporado pelo Jornal O Celeiro, hoje sediado em Santo Augusto. Por amor à profissão e convidado pela direção do jornal, continua prestando serviços à empresa de forma autônoma.
Além das atividades profissionais, Selito Schmitt sempre se envolveu em serviços voluntários. Fez parte da diretoria da ADJORI-RS (Associação dos Jornais do Interior/RS) por muitos anos, tendo sido presidente na gestão 1986/87. Integrou o Rotary Clube em Santo Augusto e em Três Passos e em ambos exerceu a presidência. Integrou a diretoria da CACIS por diversas gestões tendo também sido presidente da entidade. Politicamente, integra o PDT e orgulha-se de ter tido sua ficha abonada por Leonel de Moura Brizola. Embora não tenha uma participação muito ativa, objetivando preservar a imparcialidade jornalística, chegou a ser candidato a prefeito de Três Passos no ano de 2000.