Sindicato dos Municiparios e UERGS utilizaram o espaço da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 25/04/2017 10h50, última modificação 25/04/2017 13h43
O Presidente do Sindicato dos Municipários Júlio Junges e o Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Passos Moacir Zagonel, usaram o espaço da Tribuna Popular para fazer o convite da mobilização que acontecerá na próxima sexta-feira, 28 de abril, com início às 10h na Praça da Bandeira, contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e contra a terceirização aprovada na Câmara dos Deputados.

No dia 24 de abril de 2017, sob a Presidência do vereador Edivan Baron, foi realizada a sessão plenária ordinária semanal.

A Tribuna Popular também foi usada pelo Coordenador da UERGS de Três Passos, professor Mastrangelo Lanzanova, e pelo professor Marciel Redin, que falaram sobre a atuação e os cursos da universidade.

Mastrangelo destacou que a UERGS possui 24 unidades universitárias, 7 campus regionais, cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, ciências exatas e engenharias, ciências da vida e meio ambiente, sendo que Três Passos está inserido na Região IV, que abrange também o Município de São Luiz Gonzaga.

O Campus Três Passos iniciou as suas atividades em 2002 na Etec de Bom Progressos, mudando-se em 2006 para as atuais instalações em Três Passos.

Durante este tempo, o campus local totalizou 250 alunos formados, em cursos de graduação e pós-graduação.

Os cursos em andamento hoje na unidade local da Uergs são: cursos superiores de bacharelado em gestão ambiental e em agronomia, e pós-graduação em segurança alimentar e agroecologia e em gestão e sustentabilidade ambiental, cujo ingresso é pelo Sisu na graduação e processo seletivo nas especializações, sendo que os cursos de gestão ambiental e agronomia são respostas às demandas regionais com amplo apoio da comunidade regional.

A previsão de investimentos para a conclusão dos alunos inscritos até 2016 é de aproximadamente 12 milhões de reais, montante este que pode aumentar com a possibilidade de oferta de mais cursos.

Em relação ao corpo docente são 12 professores lotados em Três Passos, sendo 9 doutores e 3 doutorandos; em relação aos recursos humanos são 6 funcionários, 1 estagiário e uma funcionária terceirizada de serviços gerais; em relação ao corpo discente são 145 alunos em Gestão Ambiental, 120 alunos em Agronomia e 35 alunos em Especializações, totalizando 300 alunos.

Marciel ressaltou que a previsão de retomada da reforma da sede própria é partir de maio deste ano, sempre contando o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores.

A Uergs disponibiliza bolsas de pesquisa e extensão no valor de R$ 400,00 mensais, sendo que nos últimos três meses foram de cerca de R$ 100.000,00; também oferece o Programa Prodiscência, incentivando os alunos em situação de vulnerabilidade econômica a permanecerem na universidade, com bolsas de R$ 300,00 mensais, sendo que 2012 a 2015 foram cerca de R$ 360.000,00 ofertados aos acadêmicos neste tipo de auxílio..

A área experimental da Uergs local totaliza aproximadamente 2,5 hectares, localizada junto à Etec de Bom Progresso.

O projeto de lei que dispõe sobre a concessão e permissão do transporte coletivo urbano em nossa cidade foi lido na sessão.

Este projeto foi baixado para as Comissões Permanentes e poderá ser votado na próxima sessão.

CONFIRA AQUI.

Os vereadores Ido Rhoden, Willian Tocha, Vinicius de Araújo, Rosani do Nascimento, Dorilda Sartori, Nader Umar, Marli Franke, Flávio Habitzreiter e Edivan Baron fizeram uso do espaço do Pequeno Expediente (Explicação Pessoal). Ouça aqui

O espaço do Grande Expediente foi suprimido, em função de ter sido a última sessão do mês, com a presença de entidades convidadas.

Foi solicitado o seguinte pedido de informação à Administração Municipal:

- Cópia do contrato de locação do prédio em que funciona a Escola Municipal São José, a fim de se verificar, principalmente, de quem é a responsabilidade da manutenção do imóvel.

Audiência Pública:

A Câmara de Vereadores convida a comunidade três-passense para participar de importante audiência pública sobre o estacionamento no centro da nossa cidade, a realizar-se no dia 11 de maio, às 19 horas, no auditório da CACIS.

A sua participação é importante neste processo de busca de soluções para o problema do estacionamento, principalmente no centro de Três Passos.

A próxima sessão acontecerá na terça-feira, dia 2 de maio, em função do feriado do dia 1º de maio.