Vereadores participam de reunião sobre “Oportunidades & Desafios para o Desenvolvimento de Três Passos”

por Câmara publicado 14/04/2023 13h52, última modificação 14/04/2023 13h52
O Presidente do Legislativo de Três Passos, Diego Maciel, e os vereadores Edivan Baron, Ingomar Sandtner, Jair Locatelli, João Boll e Luis da Silva, estivem presentes da reunião realizada pelo Poder Executivo na noite do dia 12 de abril, no Auditório do Centro Empresarial, que teve como tema “Oportunidades & Desafios para o Desenvolvimento de Três Passos”.

A reunião foi conduzida pelo Prefeito Municipal Arlei Luis Tomazoni, que explanou sobre a situação econômica encontrada no município de Três Passos em 31 de dezembro de 2020, o Déficit da Previdência dos Servidores Públicos Municipais, Reforma da Previdência, a realidade econômica do município atualmente, sendo a situação financeira em 05 de abril de 2023 de recursos livres R$ 20.486.788,21 e de recursos vinculados R$ 8.209.195,55, totalizando R$ 28.695.983,76.

O Gerente de Governo do Banco do Brasil Sr. Bruno Colletto apresentou valores de financiamento, prazo de pagamento e prazo de carência, caso o Poder Executivo venha a contrair algum empréstimo, como ao exemplo do seguinte financiamento:

*Garantia de operação: Garantia da União

*Valor mínimo: R$ 30.000.000,00 conforme determina a Portaria ME 5.623/2022

*Custo da operação: CDI + 1,78%a.a.

*Tarifa de estruturação: 0,7% do valor do contrato

*Desembolsos: Permitido pela LRF 16% da Receita Corrente Líquida do Município (R$ 109 milhões 2022)

*Previsão de desembolso: R$ 15 mil em 2023 e R$ 15 milhões em 2024.

Foram apresentados ainda alguns investimentos que vem ocorrendo em Três Passos e região como: reativação do aeroporto, implantação do Centro de Hemodiálise e novo Bloco Cirúrgico junto ao Hospital de Caridade de Três Passos, obras de pavimentação da ERS305 (entre Três Passos, Crissiumal e Horizontina), Projeto para construção da Ponte Binacional (Porto Soberto/BR- El Soberbio/AR) e da Ponto Barra do Guarita/RS – Itapiranga/SC, Privatização do Parque Estadual do Turvo BR/AR, Expansão industrial e comercial de Três Passos.

Conforme citado na reunião e no site da Prefeitura Municipal, será encaminhado para a Câmara de Vereadores, no mês de maio, um plano de expansão industrial e comercial. Onde o Município pretende adquirir uma área, no terreno onde ficava a então sede da empresa ADM, ao lado do frigorífico da JBS/Seara Alimentos, para instalação de uma incubadora industrial, buscando incentivar o surgimento de novos empreendimentos.

O plano também passa por oferecer condições de expansão à empresa Seara Alimentos, que manifesta interesse em investir no Município, para a ampliação da unidade Três Passos. A mesma área comporta um projeto habitacional, encaminhado em 2022 ao governo do Estado, com o intuito de ser contemplado no programa “A Casa é Sua”, beneficiando pessoas de baixa renda da área urbana.

Estiveram presentes na reunião, representantes do Instituto de Previdência do Servidor Público de Três Passos, Cacis, Sindilojas, Assuipassos, Secretários Municipais, Sindicato dos Municipários, e empresários de diversos segmentos.