REALIZADA 5ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

por Câmara publicado 06/03/2025 10h27, última modificação 06/03/2025 10h27
Nesta segunda-feira, 5 de março, ocorreu a 5ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Alto Uruguai 92.5FM

▪️No espaço do EXPEDIENTE da sessão, foram lidas e discutidas previamente as seguintes proposições:

Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2025, Estabelece os Eventos Culturais Populares do Município de Três Passos: Programação de Páscoa “Três Páscoa”, Sarau Cultural, FEICAP, Programação de Natal “Três Passos Brilha”, Programação de Aniversário do Município, Festa do Colono e Motorista, Cine Rock, FETRELI, Blumenfest e Festival de Cinema. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relator designado nas Comissões Permanentes: CCJ Sandro Radaelli. 

Projeto de Lei Ordinária nº 28 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.897, de 2023, que institui o Patrocínio Institucional no Município de Três Passos. A alteração refere-se à revogação do art. 10 da referida lei, que prevê os impedimentos de apresentação de projeto de patrocínio a órgão da Administração Pública ou entidade de Administração Indireta do Município. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relator designado nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner

Projeto de Lei Ordinária nº 29 de 2025, Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de um Facilitador de Corte e Costura, para realizar oficinas junto ao Programa de Inclusão Produtiva, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, junto ao CRAS, com carga horária semanal de trinta horas e remuneração mensal de R$ 2.500,00, pelo prazo de um ano, renovável por igual período. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Paulo Sattler. 

Projeto de Lei Ordinária nº 30 de 2025, Dispõe sobre alteração da LOA, exercício 2025 e abertura de crédito especial no valor de até R$ 740.855,37, objetivando a realização de ajustes no orçamento de 2025. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatora designada nas Comissões Permanentes: COF Rosana Scherer. 

Projeto de Lei Ordinária nº 31 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento. A alteração refere-se ao aumento do número de vagas do cargo de engenheiro civil, de duas para quatro vagas. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Paulo Sattler. 

Projeto de Lei Ordinária nº 32 de 2025, Autoriza o Município a fazer concessão administrativa de direito de uso de imóvel público à ONG APASSOS. Organização da Sociedade Civil – OSC mantenedora do canil. O imóvel é uma fração de terras com a área de 10.000m², registrada no Registro de Imóveis local sob a matrícula nº 12.874. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Sandro Radaelli e COF Paulo Sattler. 

Projeto de Resolução nº 1 de 2025, Institui o Banco de Ideias Legislativas na Câmara do Município de Três Passos, ferramenta que possibilitará ao cidadão apresentar à Câmara Municipal as suas ideias, por meio de preenchimento de um formulário no site da Câmara.

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Rosana Scherer. 

➡️Lidos os seguintes pedidos dos vereadores:

◾Indicação nº 12 de 2025, Sugere a criação de um programa de auxílio material escolar, destinado à compra de material escolar dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Autora: Rosana Scherer, com o apoio dos vereadores das Bancadas do MDB, PP e PSDB.

◾Indicação nº 13 de 2025, Sugere que sejam tomadas providências quanto aos fios das empresas de telefonia e internet que estão abandonados, em cumprimento da Lei Complementar nº 67, de 2021.

Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

◾Indicação nº 14 de 2025, Sugere uma demarcação/sinalização através de uma rótula no entroncamento das Ruas Paulino Noé Zavagna, Luiz Gama e Elemar Fensterseifer.

Autor: Paulo Sattler

◾Indicação nº 15 de 2025, Solicita o encaminhamento de projetos ao DNIT, para pavimentação dos trechos próximos à Rua Alípio Haas (Loteamento Haas Hahn) e à empresa Almeida Pneus (trevo de acesso à cidade).

Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

◾Indicação nº 16 de 2025, Sugere que o Município de Três Passos faça a inscrição de projetos no PAC seleções do ano de 2025, que está aberto no momento.

Autor: Diego Maciel, com o apoio dos vereadores da Federação PCdoB/PT e do PDT.

◾Pedido de Informação nº 2 de 2025, Solicita se o Município de Três Passos aplicou alguma sanção à CORSAN e se há alguma previsão de sanção no contrato firmado, em função das interrupções no fornecimento de água, e em relação à qualidade da água, quando do retorno do abastecimento, após as interrupções.

Autor: Diego Maciel, com o apoio dos vereadores da Federação PCdoB/PT e do PDT.

◾Pedido de Providências nº 34 de 2025, Solicita o reparo e troca das lâmpadas da iluminação pública das ruas localizadas no Distrito Floresta.

Autor: Dauri Morgenstern, com o apoio dos vereadores das Bancadas do MDB, PP e PSDB, e do Partido PL.

◾Pedido de Providências nº 35 de 2025, Solicita a instalação de um bebedouro, bancos e um toldo no posto de saúde localizado no Distrito Floresta.

Autor: Dauri Morgenstern, com o apoio dos vereadores das Bancadas do MDB, PP e PSDB, e do Partido PL.

◾Pedido de Providências nº 36 de 2025, Sugere o patrolamento e encascalhamento das estradas na localidade Cachimbo Perdido.

Autor: Paulo Sattler

◾Pedido de Providências nº 37 de 2025, Solicita a finalização da pavimentação com pedras irregulares da Rua Pedreira, no Bairro Frei Olímpio.

Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

◾Pedido de Providências nº 38 de 2025, Solicita melhorias (patrolamento, encascalhamento e passagem de rolo) nas estradas das localidades Molina e Navegantes, que conduzem a Cachambu.

Autor: Paulo Sattler 

▪️No espaço da ORDEM DO DIA, os seguintes projetos de lei foram discutidos e votados:

✅ Projeto de Lei Ordinária nº 14 de 2025, Altera a Lei nº 3.790, de 20 de novembro de 2003, que dispõe sobre a criação, estruturação e funcionamento do conselho municipal de desenvolvimento – COMUDE. A alteração refere-se ao art. 10 da lei, concernente à composição do conselho por parte das entidades. Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 23 de 2025, Autoriza o Poder Executivo a proceder na contratação emergencial de um Médico, com carga horária semanal de quarenta horas e remuneração de R$ 18.304,79, pelo prazo de um ano, renovável por igual período.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Rosana Scherer, Maria Helena Krummenauer e Flávio Habitzreiter.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 24 de 2025, Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de um Oficineiro de Artes Marciais, com carga horária semanal de dez horas e remuneração de R$ 1.100,00, pelo período de seis meses, renovável por igual período, para atuar junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Rosana Scherer e Sandro Radaelli.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2025, Autoriza a contratação emergencial de um Visitador, com carga horária semanal de quarenta horas e vencimento de R$ 1.978,65, pelo prazo de um ano, renovável por igual período, para atuar junto ao Programa Primeira Infância Melhor – PIM.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Rosana Scherer, Paulo Sattler, Diego Maciel e Maria Helena Krummenauer.

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 26 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento. A alteração refere-se à criação dos cargos de Diretor de Transporte Escolar e Assessor de Agricultura e Pecuária, com padrões salariais CC-4 e CC-5, respectivamente.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Rosana Scherer, Paulo Sattler, Diego Maciel, Maria Helena Krummenauer., Sandro Radaelli, Luis da Silva e Flávio Habitzreiter.

Aprovado por maioria simples (8 votos favoráveis e 2 contrários). 

O espaço das COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES (discursos) foi utilizado pelos seguintes vereadores: Diego Maciel, Rosana Scherer,  João Boll, Flávio Habitzreiter, Maria Helena Krummenauer, Paulo Sattler, Dauri Morgenstern, Ingomar Sandtner, Luis da Silva, Claudemir Senker e Sandro Radaelli.