REALIZADA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

por Câmara publicado 11/03/2025 10h25, última modificação 11/03/2025 10h28
Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a 6ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Alto Uruguai 92.5FM

▪️No espaço do EXPEDIENTE da sessão, foram lidas e discutidas previamente as seguintes proposições:

Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2025 Altera a Lei Complementar nº 18/2011, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Três Passos; Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal; 

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Ingomar Sandtner e COF Maria Helena Krummenauer.

Projeto de Lei Ordinária nº 33 de 2025 - Autoriza o Poder Executivo a proceder na contratação emergencial de dois Fonoaudiólogos; Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva e COF Maria Helena Krummenauer.

Projeto de Lei Ordinária nº 34 de 2025 - Autoriza o Poder Executivo a proceder na contratação emergencial de até 02 (dois) eletricistas. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva e COF Paulo Sattler.

Projeto de Lei Ordinária nº 35 de 2025 - Autoriza a inclusão de ação e a abertura de crédito especial na Lei Municipal nº 6.112, de 28 de novembro de 2024, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Três Passos. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatora designada na COF: Maria Helena Krummenauer.

➡️Lidos os seguintes pedidos dos vereadores:

 Indicação nº 17 de 2025 - Sugere a exibição do filme "Ainda Estou Aqui" nas escolas da rede pública municipal de ensino, observando a faixa etária. Autor: Diego Maciel, Paulo Sattler e Sandro Radaelli; 

 Indicação nº 18 de 2025 - Sugere a aquisição de aparelhos de medição de glicose, a serem doados a pessoas com diabetes, sem condições financeiras de adquirir o aparelho. Autor: Paulo Sattler; 

 Indicação nº 19 de 2025 - Sugere a implantação de placas de Proibido Estacionar e pinturas de faixa amarela em frente às clínicas de fisioterapia. Autor: Flavio Habitzreiter, com o apoio dos demais vereadores da Bancada do PP.

▪️No espaço da ORDEM DO DIA, os seguintes projetos de lei foram discutidos e votados:

Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2025, Estabelece os Eventos Culturais Populares do Município de Três Passos: Programação de Páscoa “Três Páscoa”, Sarau Cultural, FEICAP, Programação de Natal “Três Passos Brilha”, Programação de Aniversário do Município, Festa do Colono e Motorista, Cine Rock, FETRELI, Blumenfest e Festival de Cinema. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal.

Usou o espaço para discussão o vereador Sandro Radaelli.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 29 de 2025, Autoriza o Poder Executivo proceder na contratação emergencial de um Facilitador de Corte e Costura, para realizar oficinas junto ao Programa de Inclusão Produtiva, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, junto ao CRAS, com carga horária semanal de trinta horas e remuneração mensal de R$ 2.500,00, pelo prazo de um ano, renovável por igual período. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Sandro Radaelli e Paulo Sattler.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 30 de 2025, Dispõe sobre alteração da LOA, exercício 2025 e abertura de crédito especial no valor de até R$ 740.855,37, objetivando a realização de ajustes no orçamento de 2025. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Usou o espaço para discussão a vereadora Maria Helena Krummenauer.

Aprovado por unanimidade. 

Emenda nº 1 de 2025 - Emenda Modificativa ao projeto de lei nº 30 de 2025, que dispõe sobre alteração da LOA, exercício 2025, e abertura de crédito especial no valor de até R$ 740.855,37 (Setecentos e quarenta mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais, trinta e sete centavos). Autor: COF - Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura;

Aprovada por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 31 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento. A alteração refere-se ao aumento do número de vagas do cargo de engenheiro civil, de duas para quatro vagas. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner e Paulo Sattler.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 32 de 2025, Autoriza o Município a fazer concessão administrativa de direito de uso de imóvel público à ONG APASSOS. Organização da Sociedade Civil – OSC mantenedora do canil. O imóvel é uma fração de terras com a área de 10.000m², registrada no Registro de Imóveis local sob a matrícula nº 12.874. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Usou o espaço para discussão o vereador Ingomar Sandtner.

Aprovado por unanimidade. 

Emenda nº 2 de 2025 - Emenda Modificativa ao projeto de lei nº 32 de 2025, que autoriza o Município a fazer concessão administrativa de direito de uso de imóvel público à ONG APASSOS. Autor: CCJ - Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Bem-Estar Social; 

Aprovada por unanimidade. 

Projeto de Resolução nº 1 de 2025, Institui o Banco de Ideias Legislativas na Câmara do Município de Três Passos, ferramenta que possibilitará ao cidadão apresentar à Câmara Municipal as suas ideias, por meio de preenchimento de um formulário no site da Câmara. Autores: Flavio Habitzreiter, Luis da Silva e Maria Helena Krummenauer - Mesa Diretora da Câmara

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Maria Helena Krummenaruer e Paulo Sattler.

Aprovado por unanimidade. 

*Devido à licença do Vereador João Boll e, consequentemente, à posse do Vereador Luis Costa, foi realizada a indicação do líder da bancada do PP, cargo assumido pelo Vereador Luis da Silva, tendo como vice-líder o Vereador Luis Costa.

Além disso, foi definida a composição da CCJ, com o Vereador Luis da Silva como membro titular e o Vereador Luis Costa como suplente.

Por fim, ficou estabelecido que o Vereador Luis Costa atuará como membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

▪️O espaço das COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES (discursos) foi utilizado pelos seguintes vereadores: Sandro Radaelli, Diego Maciel, Luis Costa, Flávio Habitzreiter, Maria Helena Krummenauer, Paulo Sattler, Dauri Morgenstern, Ingomar Sandtner, Luis da Silva e Claudemir Senker.